Portal da Cidade Guaratuba

CIDADE EM FATOS

Sabia que existe outra Guaratuba em São Paulo? Conheça um pouco da praia

Muita gente na hora de marcar Guaratuba nas redes sociais acaba marcando praia localizada em Bertioga, na Baixada Santista

Publicado em 18/07/2021 às 08:11
Atualizado em

(Foto: Rui Ferras de Castro)

Você sabia que existe outra Guaratuba, que volta e meia causa confusões na hora de marcar a cidade naquela bela foto tirada na praia? Pois é, se isso já aconteceu com você, pode ficar tranquilo que não é o único.

A praia de Guaratuba fica localizada no munícipio de Bertioga, na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e conta com 8 quilômetros de extensão.


A praia é cercada por 2 rios: Itaguaré e Guaratuba. Os rios fazem a praia ser ainda mais linda e especial. A praia ainda é bem escondida, pois o melhor acesso é por dois condominios residenciais que ficam na beira. A praia é bem limpa, calma e com areia bem fina.


Sobre o município, Bertioga, a história é muito parecida com outras cidades caiçaras. Ela tem 90% do território em preservação permanente e é muito procurada por quem quer conhecer mais sobre a cultura caiçara, assim como as cidade do litoral paranaense.

A primeira fortaleza erguida no Brasil e a primeira usina hidrelétrica fazem parte da história da cidade. Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 índios da etnia Guarani.

O município de Bertioga conta com 33 km de praias ideais para o banho de mar com a família e para o turismo de acessibilidade.

O povoado é muito antigo, com fundação em 1547, e emancipação apenas em 1991. O município tem um pouco mais de 63 mil habitantes e seu nome tem sua origem no tupi antigo falado na costa brasileira, através do termo tupi piratyoca, que significa "casa do peixe branco". Para outros, no entanto, Bertioga tem origem no termo tupi buriquioca, que significa "casa do muriqui". A teoria mais aceita é que Bertioga significa "casa do muriqui" em tupi.

Fotos: Rui Ferraz Castro

Fonte:

Deixe seu comentário