Portal da Cidade Guaratuba

NEGÓCIOS

Uma propriedade rural é um excelente refúgio da vida urbana

Especialista em chácaras, sítios e fazendas, o corretor de imóveis João Ferreira da dicas na hora de comprar a sua propriedade rural

Postado em 09/05/2021 às 16:30 |

João Ferreira atende na Ferreira Imóveis (Foto: Paulinho Max / Portal da Cidade)

Uma propriedade na zona rural é o sonho de muitas famílias. Com a pandemia do novo coronavírus, a oportunidade de ficar isolado em lugar tranquilo e aconchegante aumentou e muito entre as pessoas.

Por isso, o corretor de imóveis e especialista em vendas de chácaras, sítios e fazendas, João Ferreira, traz algumas dicas para quem deseja compra a sua primeira propriedade rural.

Primeiramente, é fundamental uma visita ao local para uma vistoria. Ter em mente se você vai desenvolver alguma atividade no terreno, como plantar frutas e verduras, ou se ele será usado apenas para lazer também é muito importante. 

É fundamental ver se a área conta com o fornecimento de água e energia elétrica, pois em muitas cidades do interior esses serviços não são disponibilizados ou são de má qualidade.

Outros aspectos importantes são: a distância da cidade mais próxima; as condições de acesso ao sítio; o tipo de solo, de vegetação e de clima; as divisas da propriedade (observe se estão bem demarcadas e cercadas); a condição das demais construções no sítio (casa, estábulos, currais etc.); a presença de áreas preservadas ou desmatadas.

Documentos

Durante a negociação, é muito importante a análise dos documentos da propriedade. Algo muito fundamental na compra de propriedades rurais, é o georreferenciamento do local, instrumento adotado pelo INCRA como uma forma de padronizar a identificação de imóvel rural. Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, através de satélites. 

É importante também verificar se o antigo proprietário paga o  Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os impostos com INCRA.

Outros documentos importantes também são:

  1. Matrícula atualizada do imóvel para confirmar os dados do proprietário, que pode ser encontrada no Registro de Imóvel do bem;
  2. Certidão Negativa de Ônus Reais, que pode ser encontrada no Registro de Imóvel do bem;
  3. Certidão Negativa de Débitos Municipais, emitida pelo Município;
  4. Certidão Negativa de Débitos Estaduais, emitida pela Secretaria da Fazenda Estadual;
  5. Certidão Negativa de Débitos Federais, emitida pela Receita Federal;
  6. Certidão de Processos do vendedor do imóvel referentes à Execuções Cíveis, Fiscais e Criminais;
  7. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas do vendedor do imóvel;
  8. Certidão Negativa de Protestos do vendedor do imóvel.

Veja o estado da propriedade

Caso a propriedade tenha construções, o ideal é que elas estejam em bom estado de conservação e adequadas ao que você precisa. Isso representa uma ótima economia de tempo e dinheiro.

Se não estiverem em bom estado, além dos gastos extras, vão demandar um bom tempo para serem consertadas. Por isso, nesses casos, é melhor que essas construções não existam na propriedade, pois será mais fácil planejar tudo do zero.

Ferreira Imóveis

Av. Visconde do Rio Branco, 565 Bairro Brejatuba

Atendimento de segunda a sábado das 8h30 as 18h

Facebook | Instagram | WhatsApp | Youtube | Site 


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (41) 98883-5760 


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Receba as notícias de Guaratuba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">