Portal da Cidade Guaratuba

ECONOMIA

O bom uso da geladeira pode economizar muita energia

O especialista em refrigeração Cristiano Spindola traz dicas de bons hábitos no uso dos aparelhos

Publicado em 09/05/2021 às 04:00
Atualizado em

Cristiano Spindola atende na Refrigeração 2 Irmãos (Foto: Paulinho Max / Portal da Cidade)

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Alguns erros muito comuns no uso do refrigerador pode tornar sua conta de luz ainda mais alta no fim do mês.

O especialista em refrigeradores Cristiano Spindola traz algumas orientações sobre o melhor uso das geladeiras. 

Deixe a geladeira sempre ligada

A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo. Desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.

Como a geladeira opera sempre a uma determinada temperatura, quando o motor for religado, ele trabalhará mais para chegar à temperatura necessária, compensando o que foi economizado durante a noite. Desligue o aparelho só se o período for de alguns dias.

Sem secar roupas atrás

A prática é bastante comum, já que o calor do motor ajuda a evaporar a água, fazendo com que as roupas sequem mais rápido.

Evite fazer isso. O motivo é bastante simples: além de sobrecarregar o motor, aumentando o consumo de energia, o contato das peças molhadas com a grade eleva o risco de choques.

Espere os alimentos esfriarem 

Guardar alimentos quentes na geladeira também aumenta o consumo, porque ela vai precisar “trabalhar” mais para fazer com que aquele alimento chegue à temperatura dos demais.

Verifique borrachas e vedação

Verifique sempre o estado das borrachas de vedação da geladeira, a fim de evitar desperdício de energia. Um teste prático é colocar uma folha de papel e fechar a porta do refrigerador. Se a folha ficar presa pela borracha, a vedação está adequada. Se a folha cair, a borracha não está com vedação adequada, o que significa maior gasto de energia.

Descongele regularmente

É preciso descongelar a geladeira regularmente, assim como regular o termostato de acordo com a estação do ano e colocar a geladeira em local ventilado, afastado da parede, dos raios solares, do fogão e de estufas.

Refrigeração 2 Irmãos

Av. Visconde de Guarapuava, 2480 - Bairro Figueira

Atendimento de segunda a sábado das 8h as 18h

Facebook | Instagram | WhatsApp 


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp (41) 98883-5760 


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário