Portal da Cidade Guaratuba

EDUCAÇÃO

Eleição para diretores de colégios estaduais ocorre no dia 7 de julho

Confira as chapas concorrentes nos colégios estaduais em Guaratuba

Publicado em 24/06/2021 às 21:57
Atualizado em

(Foto: Governo do Paraná)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) marcou para os dias 7 e 23 de julho as eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino.

A Comissão Consultiva Central já foi montada pela Seed-PR, assim como as Comissões Consultivas Regionais pelos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) e as Comissões Consultivas Locais das escolas através de reuniões virtuais.

Anteriormente marcada para dezembro de 2020, a eleição não aconteceu devido a uma liminar da Justiça e a Secretaria, então, prorrogou os mandatos dos gestores que terminariam no fim do ano passado até 9 de julho deste ano.

Em Guaratuba, seis colégios passa pelo processo eleitoral no dia 7 de junho- o 29 de Abril não conta com eleições por ser cívico-militar. Apenas um colégio tem duas chapas na disputa, com chapa única nas outras instituições. Confira as chapas:

EE Anibal Khury

Chapa única: Diretor Fabio José Araujo.

CEC Cubatão

Chapa 1: Diretor André de Oliveira e Dir. Aux. Karine Barbosa.

Chapa 2: Diretora Clarice Ubessi e Dir. Aux. Mario Helio da Silva.

CE Gratulino de Freitas

Chapa única: Diretora Mabel Iara Jacopeti Bortolan e Dir. Aux. Isabela Cristina Miranda Zavanato.

CE Joaquim Mafra

Chapa única: Diretor Wesley de Oliveira do Prado, Dir. Aux. Cheila Borba e Dir. Aux. Veranice de Fátima Massoni.

EE Lea Germana

Chapa única: Diretora Sofia Rodrigues Coelho Dias.

CE Zilda Arns

Chapa única: Diretora Michele Strassburger.

DATAS – A eleição está marcada para o dia 7 de julho, das 8h às 21h. Já o segundo turno – onde for necessário – será no dia 23 de julho.

FORMA – A eleição vai acontecer de duas maneiras – por plataforma digital ou cédulas impressas –, mas cada escola deveria escolher apenas uma delas.

Nas instituições de ensino que escolheram a forma digital, a eleição será inteiramente on-line, por meio de uma plataforma da Seed-PR. O voto poderá ser efetuado através de dispositivos com conexão à internet do próprio votante ou presencialmente, nos computadores da escola. Neste formato, os votantes aptos de cada instituição de ensino receberão por e-mail ou por SMS um token pessoal e intransferível que dará acesso à página de votação.

Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.

COMO FUNCIONA – Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.

Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um 2º turno, concorrendo somente às duas chapas com maior número de votos. Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no 1º turno.

Fonte:

Deixe seu comentário