Portal da Cidade Guaratuba

EDUCAÇÃO

Alunos de Guaratuba são aprovados para intercâmbio no programa Ganhando o Mundo

Programa do governo estadual oferece a oportunidade de intercâmbios para Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia

Publicado em 20/07/2023 às 15:37
Atualizado em

(Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quinta-feira (20) o resultado do Edital 45/2023 com a primeira convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do governo do estado. Nesta convocação, estão 444 dos mil estudantes que embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

São os primeiros alunos de 344 cidades do Paraná que atenderam todos os critérios (nota, presença e participação em programas estaduais), além 100 estudantes beneficiários do Bolsa Família, seguindo as regras do edital.

Em Guaratuba, os alunos José Luiz Strassburger Lobo, do Zilda Arns, e Victor Gabriel de Souza Proença, do Joaquim Mafra, foram aprovados para os intercâmbios.

Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos. A lista final com os mil participantes, após desistências e confirmações, deve fechar em 14 de agosto. Após todas as convocações concluídas, a Seed-PR então irá definir os países de intercâmbio dos alunos.

 Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

A nota de classificação para selecionar os estudantes considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor tiveram peso 15 cada um na pontuação total (100).

Fonte:

Deixe seu comentário