TEMPESTADES
Guaratuba registra mais de 10 mil raios em oito meses e lidera ranking por área no Paraná
Município teve o terceiro maior número de descargas elétricas do Estado entre janeiro e agosto, segundo o Simepar
Publicado em 24/09/2026 às 16:47
Guaratuba registrou 10.693 raios entre janeiro e agosto de 2026, o terceiro maior número entre os municípios paranaenses, segundo levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao considerar a quantidade de descargas em relação à área territorial de cada cidade, Guaratuba aparece em primeiro lugar no Estado, com cerca de oito raios por quilômetro quadrado no período.
O levantamento contabiliza apenas os raios nuvem-solo, que atingem a superfície. Descargas elétricas que ocorrem dentro das nuvens não entram nos números. Em quantidade total, Guaratuba ficou atrás de Guaraqueçaba, com 14.202 registros, e Guarapuava, com 11.087. Na sequência aparecem Tibagi, com 8.055, e Cascavel, com 7.664.
O Litoral também se destaca no levantamento proporcional à área. Depois de Guaratuba, aparecem Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Matinhos e Morretes. De acordo com o Simepar, a Serra do Mar e as condições úmidas e abafadas da região favorecem a formação de nuvens de tempestade.
Em todo o Paraná, foram registrados 596.015 raios nos oito primeiros meses de 2026, aumento de aproximadamente 28% em relação ao mesmo período de 2025, quando houve 466.631 registros. Um dos dias de maior atividade foi 31 de agosto, com 37.501 raios no Estado. Segundo o Simepar, em um dia comum de tempestade, o total costuma variar de 5 mil a 15 mil descargas.
Os dados são captados por uma rede de sensores e processados para acompanhar a localização dos raios quase em tempo real. Esse monitoramento auxilia a observação das tempestades e as decisões da Defesa Civil.
Fonte: Portal da Cidade Guaratuba
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Festival da Primavera tem atividades ambientais, plantio de flores e show nacional
23/09/2026 às 14:09
Encontro destaca atuação feminina na agricultura de Guaratuba
22/09/2026 às 13:47
Museu da Ponte transforma antigo centro de pesquisa em espaço de memória caiçara
05/09/2026 às 15:27
Casa da Cultura reabre com novo acervo e exposição e Praça dos Namorados terá melhorias
03/09/2026 às 14:39
Cinema ao ar livre marca reabertura da Casa da Cultura de Guaratuba
25/08/2026 às 17:16
Espetáculo inspirado em Paulo Leminski leva teatro e poesia a estudantes de Guaratuba
22/08/2026 às 11:05