Portal da Cidade Guaratuba

CULTURA

Alunos da APAE recebem espetáculo circense na próxima quarta (20)

A peça conta com apresentação de diversas modalidades do circo, como malabarismo, mágicas e acrobacias

Publicado em 14/04/2022 às 16:11

(Foto: Divulgação)

Os alunos da APAE de Guaratuba vão assistir na próxima quarta-feira (20), às 14h30, ao espetáculo “O Circo Especial de Picolé”. A apresentação é gratuita e promete alegrar e divertir o público.

A peça conta com apresentação de diversas modalidades do circo, como malabarismo, mágicas e acrobacias. O público ainda será convidado a interagir com os artistas.

O espetáculo foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e é realizado pelo Palhaço Picolé e sua trupe, coordenado pela ABC Projetos Culturais, com o patrocínio da Copel. “A interatividade é a marca deste projeto, mostrar a potencialidade de cada um, com novas mágicas e habilidades, Picolé pretende contar com a ajuda de todos, tornando os alunos os donos desta magia”, conta o artista Robert Salgueiro, que é protagonista da peça e dá vida ao palhaço Picolé.

Salgueiro nasceu no circo e há 20 anos atua como palhaço. Há oito anos passou a se dedicar a realizar apresentações circenses específicas aos portadores de necessidades especiais. “Achamos importante atuar no intuito de fazer com que cada pessoa acredite em si mesmo, em suas potencialidades, talentos e dons, e que nada pode ser um entrave para alcançar nossos sonhos, buscar sempre o respeito entre todos os cidadãos, e além de tudo, mostrar a importância da inclusão social”, ressalta Salgueiro.

Sinopse

Na peça, Picolé, um palhaço atrapalhado, conta com o apoio do público para conseguir um emprego no circo e é com a ajuda desses novos amigos que ele aprende a andar em monociclo e a fazer malabares. Ao mesmo tempo que aprende, ele também ensina os espectadores que aprendem mágicas, malabares e outras modalidades circenses.

Ao todo, o projeto levará o espetáculo a 20 entidades que atendem a portadores de necessidades especiais no Paraná, atingindo cerca de mil pessoas. O espetáculo acontecerá nas próprias entidades de atendimento ao público, que já estão preparadas para atender as demandas de mobilidade. A peça tem duração de aproximadamente 60 minutos.

A peça foi planejada para que todos possam participar, independentemente de o público ser formado por cadeirantes, pessoas com autismo, surdez ou deficiência visual. Os artistas adequam as performances para que a experiência seja integral a todos – todas as apresentações são adaptadas para atender as pessoas com deficiência auditiva, física ou visual.

Fonte:

Deixe seu comentário