Cidadania
Assistência Social de Guaratuba abre cadastro para acolhimento temporário
Capacitação começa em agosto; serviço atende menores sob medida protetiva
Publicado em 16/07/2026 às 09:25
A Prefeitura de Guaratuba está com as inscrições abertas para a 4ª Turma de Capacitação do Serviço Família Acolhedora. Os moradores interessados em transformar a vida de uma criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade têm até o dia 31 de julho para realizar o cadastro. O curso preparatório para os novos voluntários está previsto para começar no dia 4 de agosto.
O programa funciona como um serviço de acolhimento temporário, oferecendo proteção, cuidado e convivência familiar a crianças e adolescentes que precisaram ser afastados do convívio familiar de origem devido a medidas protetivas. O objetivo é garantir um ambiente seguro e afetuoso até que os menores possam retornar de forma segura às suas famílias de origem ou, quando isso não for possível, sejam encaminhados para a adoção.
Requisitos e como se inscrever
Para se tornar uma Família Acolhedora, não basta apenas a boa vontade. A Secretaria Municipal da Assistência Social estabelece alguns critérios obrigatórios para garantir a segurança dos menores acolhidos. Os voluntários devem:
Residir no município de Guaratuba;
Comprovar boa saúde física e mental;
Não possuir antecedentes criminais;
Não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção;
Participar integralmente do curso de preparação.
Os interessados que se enquadram nos requisitos devem entrar em contato com a equipe responsável pelo programa. As inscrições e o esclarecimento de dúvidas podem ser feitos presencialmente na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada na Avenida 29 de Abril, número 802, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Também é possível buscar informações diretamente pelo WhatsApp, através do número (41) 3472-8549.
Fonte: Prefeitura Municipal
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Guaratuba e IAT assinam TAC histórico para regularização urbana
18/07/2026 às 06:32
Caminhada em Guaratuba alerta para o combate ao feminicídio
17/07/2026 às 09:19
Guaratuba recebe seis novos ônibus para reforçar Saúde e Educação
15/07/2026 às 10:41
Ave da Antártica é resgatada nas areias da praia de Guaratuba
09/07/2026 às 10:57
Guaratuba ganha nova identidade visual inspirada na ponte
09/07/2026 às 08:59
STF suspende desocupações e Prefeitura defende política de REURB
07/07/2026 às 14:28