CUIDADO
Fungo ameaça produção de banana nanica
Outras espécies de banana já foram extintas por causa de praga.
Publicado em
26/08/2024 às 16:40
Atualizado em
Que Guaratuba é a maior produtora de banana de todo o Paraná não é novidade. A cidade tem mais de 3 mil hectares de bananais e sua produtividade é acima da média.
A diversidade nas espécies de banana cultivadas na cidade é grande, mas no entanto, a banana que hoje está nas casas dos brasileiros não é a mesma da década de 50.
A espécie de banana gros michel era a mais consumida em todo mundo, entretanto, um fungo chamado mal-do-Panamá tomou conta das lavouras e extinguiu a espécie.
Atualmente, há a preocupação com um fungo Fusarium da raça TR4, que até o momento não está presente no Brasil, entretanto, ele ataca todas as variedades de bananas, inclusive a espécie cavendish, mais consumida e conhecida como banana nanica.
Para conter e evitar que o fungo venha para os bananais de Guaratuba, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) trabalha com a prevenção e já alertou os produtores da área rural da cidade.
A Adapar ainda realiza o monitoramento e faz o acompanhamento de controle de pragas juntamente com os produtores nas coletas mensais de amostras e análises.
Fonte: Portal da Cidade Guaratuba
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Guaratuba lidera a bananicultura no Paraná
28/07/2026 às 14:24
Maior produtora do PR, Guaratuba ganha 1º certificado de banana orgânica
16/07/2026 às 14:37
Produtores rurais afetados por enchentes recebem insumos da Prefeitura
15/07/2026 às 09:31
Agricultor conquista 1ª certificação de banana orgânica em Guaratuba
14/07/2026 às 10:38
Guaratuba inicia pesquisa com aplicação de produto para controle do maruim
06/04/2026 às 15:28
Guaratuba é a primeira cidade do litoral a receber touros da raça Purunã
27/03/2026 às 11:21