Portal da Cidade Guaratuba

Saúde pública

Guaratuba recebe primeiros equipamentos médicos do Novo PAC Saúde

Município foi contemplado com 60 aparelhos para reforçar o atendimento nas UBSs.

Publicado em 30/06/2026 às 09:30

Imagem Ilustrativa (Foto: Reprodução/Internet)

A rede municipal de saúde de Guaratuba começou a receber na última quarta-feira (24) os novos equipamentos médicos destinados ao município por meio do Novo PAC Saúde, programa do Governo Federal focado no fortalecimento da atenção primária. Ao todo, a cidade foi contemplada com 60 aparelhos, que serão distribuídos de forma gradual para estruturar e modernizar as consultas e procedimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesta primeira remessa, o município recebeu 12 equipamentos tecnológicos. O lote inicial é composto por quatro aparelhos de ultrassom direcionados para as sessões de fisioterapia; dois dermatoscópios digitais portáteis para a avaliação detalhada de problemas de pele; dois eletrocardiógrafos digitais para a realização de exames do coração; dois aparelhos de Doppler vascular portátil, utilizados na análise da circulação sanguínea; e dois otoscópios clínicos portáteis para exames precisos dos ouvidos.

De acordo com a gestão de saúde, os novos aparelhos vão garantir diagnósticos mais rápidos e eficientes para os pacientes. A expectativa é que as próximas entregas, contendo os 48 itens restantes, sejam concluídas até o final do mês de julho, seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. Com a reestruturação completa, as unidades de atendimento ganharão o suporte necessário para oferecer um serviço cada vez mais ágil e de qualidade à população guaratubana.

Fonte: Prefeitura de Guaratuba

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp