Portal da Cidade Guaratuba

Prevenção

Guaratuba oferece vacina gratuita contra pneumonia no SUS

Imunizante protege contra infecções graves e garante imunidade de três a cinco anos.

Publicado em 05/08/2026 às 16:43

Imagem Ilustrativa (Foto: Reprodução/Internet)

Com a chegada do inverno, a vacinação contra a pneumonia se torna essencial para a prevenção de doenças respiratórias. Em Guaratuba, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente a vacina pneumocócica, que protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae e evita a evolução para quadros severos, como meningite e septicemia (infecção generalizada).

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda a aplicação para os grupos de maior risco. O público-alvo abrange crianças de 2 meses a 5 anos, idosos a partir de 60 anos, pacientes oncológicos, transplantados, pessoas com HIV e portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e problemas cardíacos ou pulmonares.

Para receber a vacina pneumocócica 10-valente (VPC10), basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima apresentando o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. A Secretaria de Saúde reforça que a ausência do documento de vacinas não impede a imunização, sendo possível solicitar uma nova via no momento do atendimento.

Fonte: Portal da Cidade Guaratuba

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp