Portal da Cidade Guaratuba

praias

Solenidade do CBMPR forma turma de guarda-vidas para o Litoral e interior

Turma 2025/2026 reúne 30 militares e 63 civis; solenidade marcou a habilitação para atuação em águas abertas e fechadas nesta quinta-feira (12).

Publicado em 12/02/2026 às 17:06

(Foto: Paulo Henrique/SESP)

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), em Matinhos, a formatura dos cursos de Guarda-Vidas Militar (GVM) e Guarda-Vidas Civil (GVC) da turma 2025/2026. A solenidade marcou a conclusão da formação de 93 novos profissionais, que estão habilitados para atuar na prevenção, salvamento aquático e atendimento a ocorrências de afogamento em todo o Estado.

Do total de formandos, 30 são militares integrantes do efetivo da corporação, que passaram por 588 horas de instrução técnica. Já o curso de Guarda-Vidas Civil formou 63 voluntários, sendo 44 capacitados especificamente para atuação em águas abertas, no litoral, e 19 voltados para águas interiores, como rios e represas, cumprindo uma carga horária de 450 horas.

Durante a cerimônia, foram registrados os primeiros colocados de cada categoria: o soldado Leonardo Cesar Bolfer Correia (Militar), Rafael Ferreira El Memari (Civil Águas Abertas) e Wellington Costa Oliveira (Águas Interiores). 

A solenidade incluiu a entrega de certificados e a leitura do termo de encerramento, formalizando a prontidão dos novos guarda-vidas para o serviço. O encerramento foi marcado pela tradicional entrada dos formandos no mar, ato que simboliza o início imediato das atividades operacionais e a integração ao ambiente de trabalho.

Fonte: AEN

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp