Portal da Cidade Guaratuba

Alerta

Guaratuba recebe alerta de deslizamento após chuva intensa

Volume de água em 24 horas quase atingiu a média esperada para todo o mês.

Publicado em 29/06/2026 às 21:17

Guaratuba registrou 97 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, volume quase equivalente à média histórica de 103 milímetros esperada para todo o mês de junho, segundo o Climatempo. Diante desse acúmulo extremo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, às 18h35 desta segunda-feira (29), um alerta de nível moderado para o risco de deslizamentos de terra no município.  

O boletim do órgão aponta que áreas de instabilidade seguem atuando sobre a cidade, com previsão de mais pancadas de chuva nas próximas horas. O risco de desmoronamentos concentra-se principalmente em morros localizados dentro da área urbana, além de barrancos e encostas situados nas margens das estradas. 

O dia foi marcado pela influência da lua cheia, com pico às 05h50, e o ciclo de maré alta atingiu seu nível máximo às 13h47. Sob essas condições, o órgão federal adverte que o impacto de possíveis deslizamentos pode ser significativo, demandando monitoramento constante da Defesa Civil.

Procurados pela reportagem do Portal da Cidade, o coordenador da Defesa Civil no litoral e a Defesa Civil de Guaratuba confirmaram que os órgãos já operam em estado de alerta e realizam o monitoramento contínuo das áreas de risco do município.

Fonte: Com informações do Simepar e Clima Tempo

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp