PARQUE NO QUIRIRI
Joinville é contra criação de unidade de conservação que atinge Guaratuba
Ofício ao ICMBio alega impacto no desenvolvimento; proposta abrange 32 mil hectares em cinco cidades
Publicado em 28/11/2025 às 14:09
A Prefeitura de Joinville oficializou, nesta quinta-feira (27/11), sua posição contrária à criação de uma nova unidade de conservação na região do Quiriri, projeto que impacta diretamente o território de Guaratuba. O ofício foi encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Governo Federal responsável pela proposta.
O projeto de criação da unidade não se restringe a Joinville. A área de abrangência totaliza mais de 32 mil hectares e interfere também nos municípios de Campo Alegre e Garuva, em Santa Catarina, além de Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná.
O documento, assinado pelo prefeito Adriano Silva e pelo secretário de Meio Ambiente Fábio Jovita, argumenta que a nova unidade tornaria as atividades na região ainda mais restritivas, podendo impactar diretamente o planejamento urbano e o desenvolvimento econômico local.
Sobreposição e Conflitos
A administração joinvilense destaca que cerca de 50% do seu território já está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. "A criação de uma nova Unidade de Conservação... poderia gerar sobreposição de áreas e conflitos de gestão, prejudicando a eficácia da gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável da região", aponta o documento.
A Prefeitura solicitou que o órgão federal reconsidere a possibilidade, afirmando que as ferramentas atuais de gestão e os planos de manejo já atendem às necessidades de conservação da biodiversidade.
Fonte: Com informações do Aconteceu Joinville
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Batalhão Marítimo em Guaratuba é oficializado pelo Estado
29/06/2026 às 10:58
Justiça reabre inquérito sobre tragédia na rodovia BR-376
11/06/2026 às 05:41
Feriado de Corpus Christi terá trânsito intenso nas estradas do litoral
03/06/2026 às 07:25
Governo de SC lança edital para duplicar 24 quilômetros da SC-416 no acesso a Itapoá
21/05/2026 às 06:38
História de amizade e luto marca Opala que viralizou em ponte invertida
17/05/2026 às 09:42
Bloqueio total na BR-277 em Morretes ocorre na manhã desta terça-feira
12/05/2026 às 04:12