MANIFESTAÇÃO
Caminhada 'Acorda, Brasil' inicia etapa paranaense em Guaratuba neste sábado
Lideranças do União Brasil assumem o trajeto na divisa; movimento iniciado por Nikolas Ferreira cruza o litoral até quarta (18) no Portal da Graciosa.
Publicado em 12/02/2026 às 15:28
Guaratuba será o ponto de partida da etapa paranaense da caminhada "Acorda, Brasil" neste sábado (14). O movimento, idealizado nacionalmente pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), percorre o país mobilizando a base conservadora em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, detido sob a acusação de tentativa de golpe de estado.
A chegada da mobilização ao litoral paranaense ocorre após a conclusão do trajeto em Santa Catarina. Na última semana, o deputado estadual catarinense Sargento Lima (PL) conduziu o grupo de Joinville até a divisa dos estados. Agora, o "bastão" é passado para as lideranças do União Brasil no Paraná: o deputado estadual Tito Barichello, a pré-candidata ao Senado Cristina Graeml e a vereadora Delegada Tathiana.
Cronograma no Litoral
O percurso no estado terá duração de cinco dias, com atos políticos e encontros com apoiadores em cada parada:
- Sábado (14/02) – Guaratuba/Matinhos: A retomada acontece às 8h na divisa PR/SC (Coroados). O grupo cruzará Guaratuba e seguirá num percurso de 27,6 km até a Avenida Brasil, em Matinhos, com chegada prevista para as 18h.
- Domingo (15/02): Saída de Matinhos às 8h rumo à Praia de Leste, encerrando o dia na divisa entre Morretes e Paranaguá.
- Segunda (16/02): Caminhada pela BR-277 em direção a Paranaguá, terminando na Banca do Samuca (KM 19).
- Terça (17/02): O grupo chega ao Centro Histórico de Morretes para atos políticos, encerrando o dia na PR-410.
- Quarta (18/02): A jornada culmina com a subida da serra, partindo às 8h e encerrando ao meio-dia no Portal da Graciosa, em Quatro Barras.
O local de encerramento, o Portal da Graciosa, foi escolhido estrategicamente por marcar o acesso à BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt). A intenção dos organizadores é que, a partir desse ponto, seguir para São Paulo, onde novas lideranças devem assumir a continuidade do protesto rumo ao sudeste.
Fonte: Portal da Cidade Guaratuba
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Ponte de Guaratuba gera embate entre candidatos na Band
10/08/2026 às 09:53
Borba pede perdão por título polêmico e rebate ex-prefeito
09/08/2026 às 08:00
Convenções definem principais chapas para o Governo do Paraná
03/08/2026 às 14:24
MDB almeja disputa estadual e quer Greca como representante no Governo
29/07/2026 às 11:27
Motorista embriagado é preso no Centro após dia de pesca
27/07/2026 às 14:24
Com Ponte de Guaratuba, Ratinho Jr. é o 2º que mais cumpriu promessas
23/07/2026 às 09:38