SEGURANÇA ESCOLAR
Cartilha prepara escolas do Paraná para enfrentar temporais durante o El Niño
Material orienta a comunidade escolar sobre como agir em vendavais, tempestades de granizo, chuvas intensas e alagamentos
Publicado em 07/10/2026 às 10:16
A Defesa Civil do Paraná lançou na última terça-feira (6), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o Guia Prático de Preparação das Escolas para o El Niño. Promovido pelo Programa Brigadas Escolares, o material orienta diretores, professores, funcionários, brigadistas e estudantes sobre prevenção e segurança durante eventos climáticos severos. O documento está disponível gratuitamente para consulta e download.
O El Niño pode alterar os padrões climáticos e contribuir para a ocorrência de eventos extremos. O guia aborda quatro cenários: vendaval, tempestade de granizo, chuva intensa com alagamento dentro da escola e alagamento ou enxurrada no entorno da edificação. “Nós preparamos esse material para possibilitar que o ambiente escolar esteja melhor capacitado. Então, o guia tem orientações de como proceder nestas situações de emergência”, afirma o coronel Ivan Ricardo Fernandes, coordenador executivo da Defesa Civil Estadual.
A diretora de Gestão Escolar da Secretaria da Educação, Graziele Andriola, explica que o documento atende a dúvidas apresentadas pela comunidade escolar. “Esse documento foi elaborado como uma resposta às reuniões que nós tivemos, nos eventos descentralizados da Secretaria de Estado da Educação, onde a Defesa Civil participou [...] e surgiram muitas dúvidas a respeito de como agir nesses momentos”, destaca.
O que fazer
A preparação envolve a definição de um sinal sonoro específico para os procedimentos de emergência, o alinhamento entre direção, professores e brigadistas e a orientação dos estudantes, com linguagem adequada à idade. A saída do prédio durante eventos climáticos extremos nem sempre é a opção mais segura. Em situações de vendaval e granizo, as orientações incluem a permanência em salas de aula, com proteção sob as carteiras, conforme as condições de segurança do local. Nos casos de alagamento ou enxurrada no entorno, é necessário avaliar os riscos antes de qualquer movimentação, inclusive no trajeto de retorno para casa. O deslocamento externo pode expor estudantes e profissionais à queda de árvores e postes ou à passagem por áreas inundadas.
O major Marcos Vidal da Silva Junior, chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, ressalta a importância de disseminar o conteúdo. “A gente buscou também com esse material dar todo o suporte para o Programa Brigadas Escolares [...] para que a gente consiga realmente potencializar, chegar ao máximo de pessoas”, afirma. Além da preparação para emergências, a prevenção inclui limpeza de calhas e avaliação da necessidade de poda de árvores.
O acompanhamento dos alertas da Defesa Civil também integra os cuidados. Para receber avisos gratuitos por SMS, basta enviar o CEP da área de interesse para o número 40199. Pelo WhatsApp, o cadastro é feito enviando uma mensagem para (61) 2034-4611 e seguindo as instruções do serviço. “A gente espera não precisar, mas havendo a necessidade, precisamos que nós saibamos o que deve ser feito, porque em primeiro lugar é a segurança das pessoas”, reforça Graziele.
O Guia Prático de Preparação das Escolas para o El Niño está disponível para consulta e download no site da Defesa Civil do Paraná.
Fonte: Portal da Cidade Guaratuba
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Agência do Trabalhador de Guaratuba tem vagas com e sem experiência
07/10/2026 às 10:25
Guaratuba e Matinhos abrem 60 vagas para curso de guarda-vidas civil
06/10/2026 às 10:33
Guaratuba abre inscrições para cursos gratuitos de atendimento e brigadeiro gourmet
06/10/2026 às 10:15
Elefante-marinho descansa em praia de Guaratuba
05/10/2026 às 09:52
Guaratuba terá chuva e temperaturas de até 29°C nesta semana
05/10/2026 às 09:06
Guaratuba tem 42 novos edifícios em construção, afirma prefeito
02/10/2026 às 13:49