PREVENÇÃO
Quase metade dos idosos de Guaratuba ainda não se vacinou contra a gripe
Dos 9.284 moradores com 60 anos ou mais registrados no SUS municipal, 4.760 receberam a dose; cobertura está abaixo da meta de 90%
Publicado em 05/11/2026 às 08:26
Quase metade das pessoas idosas registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) de Guaratuba ainda não recebeu a vacina contra a gripe neste ano. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nelci Aparecida Rocha, o município tem 9.284 moradores com 60 anos ou mais cadastrados no sistema, dos quais 4.760 foram imunizados. Os números correspondem a uma cobertura de aproximadamente 51,27%, abaixo do índice estadual de 54,36% e da meta de 90% recomendada pelo Ministério da Saúde.
O levantamento municipal reúne 5.144 idosos que ainda não receberam a dose. A orientação é que essas pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar a vacinação e reduzir o risco de complicações da doença.
Nelci explica que o contingente registrado no SUS supera as 8.128 pessoas idosas contabilizadas pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Vieram muitos idosos morar em Guaratuba nos últimos anos”, afirma.
Os dados têm referências diferentes: o Censo retrata a população recenseada em 2022, enquanto o número informado pela Vigilância Epidemiológica corresponde aos registros de moradores no sistema municipal de saúde.
Proteção contra complicações
O alerta local acompanha a mobilização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para ampliar a vacinação desse público. No Paraná, foram aplicadas 1.135.325 doses em pessoas idosas em 2026, alcançando uma cobertura de 54,36%, ainda distante da meta de 90%.
A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, ressalta que a imunização anual contribui para preservar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas idosas. “O vírus da gripe pode evoluir rapidamente para quadros graves de pneumonia ou desestabilizar condições de saúde preexistentes”, afirma.
Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) mostram que o Paraná registrou 27.858 internações por pneumonia entre pessoas com 60 anos ou mais em 2025. Essa faixa etária concentrou 55,2% das hospitalizações pela doença no Estado, embora represente cerca de 18% da população paranaense.
Além das complicações respiratórias, a gripe pode provocar inflamação generalizada e aumentar o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo a Sesa, a vacinação anual também contribui para prevenir essas complicações associadas à infecção.
Fonte: Portal da Cidade Guaratuba
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
SOS Vira-Lata terá R$ 120 mil para ações de proteção animal em Guaratuba
21/10/2026 às 17:06
AME Litoral será inaugurado em novembro e atenderá moradores de Guaratuba
21/10/2026 às 10:59
Atendimentos do SAMU crescem 31,7% em Guaratuba após integração com Curitiba
21/10/2026 às 10:57
Ambulatório da Obesidade de Guaratuba celebra um ano com 517 quilos perdidos por pacientes
20/10/2026 às 13:33
Outubro Rosa chega à área rural de Guaratuba nesta terça (20); confira o calendário
20/10/2026 às 10:35
UBS do Piçarras abre neste sábado (17) para atendimento à saúde da mulher
16/10/2026 às 13:40