Portal da Cidade Guaratuba

SEGURANÇA PÚBLICA

Guaratuba amplia muralha digital e moderniza central de monitoramento

Município já utiliza câmeras para identificar placas de veículos na região de Coroados e prepara transferência de equipamento para a ponte

Publicado em 10/10/2026 às 09:15

Imagem Ilustrativa (Foto: Reprodução/Internet)

Guaratuba está modernizando sua estrutura de monitoramento eletrônico e preparando a instalação de uma câmera de leitura de placas de veículos na região da Ponte de Guaratuba. O equipamento, anteriormente localizado nas proximidades do ferry-boat, será transferido para o novo acesso à cidade. A medida integra o sistema de vigilância conhecido como “muralha digital”, utilizado para auxiliar as forças de segurança na identificação de veículos e na investigação de crimes.

As informações foram apresentadas pelo secretário municipal de Segurança Pública, coronel Adilson Corrêa, durante entrevista à Rádio Alternativa FM. Segundo ele, o Município já conta com uma câmera instalada na saída para Coroados, capaz de registrar as placas dos veículos que circulam pelo local.

“Temos uma câmera na saída para Coroados que faz a captura de placas de todos os veículos que entram e saem da cidade. E estamos fazendo o ajuste da câmera que estava no ferry-boat para colocar no pé da ponte, porque agora perdeu o sentido estar no ferry”, explicou.


Coronel Adilson Corrêa

Com a reorganização dos equipamentos, a intenção é manter o monitoramento dos principais acessos ao município. As informações registradas pelas câmeras também são utilizadas para apoiar o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar.

“Podemos dizer que temos uma muralha digital eficiente, que tem colaborado com as forças de segurança, dando apoio para a Polícia Civil na investigação de crimes e para a Polícia Militar”, afirmou Corrêa.

Além dos equipamentos posicionados nos acessos, o sistema municipal também acompanha espaços utilizados pela população, como escolas, postos de saúde e outros prédios públicos.

Para o secretário, a integração entre o monitoramento eletrônico e o trabalho das forças policiais é uma das estratégias adotadas para fortalecer a segurança pública no município. “É o uso da tecnologia para somar com os recursos humanos”, resumiu. Modernização da central

Paralelamente à reorganização das câmeras, a Secretaria Municipal de Segurança Pública realiza melhorias na central de monitoramento de Guaratuba. O espaço concentra o acompanhamento de imagens captadas por equipamentos instalados em prédios públicos, escolas, unidades de saúde e determinadas vias da cidade.

“Nós tínhamos muitos aparelhos de televisão queimados por serem velhos, de 2016, e ligados 24 horas. Fizemos um enxugamento, tiramos aqueles televisores que não estavam funcionando. Na bancada, colocamos todos os computadores novos”, relatou.

A modernização ainda está em andamento. Segundo Corrêa, a reforma está próxima de ser concluída e a administração pretende realizar uma apresentação oficial do espaço após a finalização dos trabalhos.

O planejamento também prevê, futuramente, a instalação de um painel de LED para exibição das imagens monitoradas, mas ainda não há prazo anunciado para essa aquisição.

Fonte: Portal da Cidade Guaratuba

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp