Portal da Cidade Guaratuba

ESPORTE DE BASE

Copa Guaratuba de Futsal Infantil abre inscrições e deve reunir ao menos 150 atletas

Equipes de Guaratuba, Matinhos, Itapoá e Garuva participarão da competição; inscrições seguem até segunda-feira (19)

Publicado em 14/10/2026 às 13:30

(Foto: Arquivo)

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (14), as inscrições para a Copa Guaratuba de Futsal Infantil, que terá disputas nas categorias Sub-11 e Sub-13 masculinas. Com oito vagas por categoria, a competição receberá inscrições até segunda-feira (19), pelo WhatsApp (41) 99928-3305. As partidas serão realizadas no Ginásio de Esportes José Richa, com participação de equipes de Guaratuba e de outras cidades da região.

Segundo o professor Luis Rodrigo de Goes Gonçalves, presidente da Associação Esportiva Guaratuba (AEG) e organizador do evento, a previsão é realizar os jogos aos sábados, entre a tarde e a noite. A Copa será promovida em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, e a expectativa é reunir pelo menos 150 atletas.

Além das equipes de Guaratuba, como a AEG, a H.M.B. Escola de Futebol, a R7 e os Filhos do Rei, do bairro Coroados, o organizador prevê a participação de escolinhas de Matinhos, Itapoá (SC) e Garuva (SC). A proposta é movimentar o futsal infantil e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes no município.

Esta primeira edição também servirá de experiência para uma competição maior em 2027. “A princípio, é um primeiro evento teste que a gente vai fazer para o ano que vem fazer com mais equipes”, explica Gonçalves.


Formação para competições estaduais

À frente da AEG, Gonçalves também desenvolve um trabalho voltado à preparação de atletas para competições de rendimento. A associação foi criada em 2022, a partir da antiga equipe Uga Uga, e participa do Campeonato Paranaense. Segundo o dirigente, em 2025 o time Sub-14 disputou a Série Ouro e terminou entre as oito melhores equipes do Estado.

A AEG atende 90 atletas selecionados para suas equipes: 70 com idades entre 10 e 17 anos e outros 20 maiores de 18 anos. A associação oferece gratuitamente os treinamentos, a participação nas competições e os uniformes para treinos, jogos e viagens, além de agasalhos e jaquetas. Para os atletas em idade escolar, o acesso a essa estrutura vem acompanhado da cobrança de dedicação aos estudos.

“O único compromisso é com a escola, que a gente cobra bastante: nota, comprometimento com a escola”, afirma o professor. Além do desempenho escolar, a associação exige frequência nos treinos, como parte da preparação para os campeonatos.


Estrutura e financiamento

De acordo com Gonçalves, o trabalho é mantido com apoio de patrocinadores e recursos de emendas impositivas da Câmara Municipal, utilizados na aquisição de materiais. A associação dispõe de bolas, coletes e equipamentos para a preparação dos atletas.

No Ginásio José Richa, a AEG utiliza uma academia em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Segundo o dirigente, a estrutura conta com esteira e equipamento multifuncional de musculação, entre outros materiais destinados aos treinamentos.

As atividades da associação são divididas por faixa etária. Os atletas das categorias Sub-9, Sub-10 e Sub-11 treinam em Piçarras. Já as categorias do Sub-12 ao Sub-17 realizam os treinos no Ginásio José Richa.

Para a Copa Guaratuba de Futsal Infantil, as vagas são limitadas. Os responsáveis pelas equipes devem procurar o organizador pelo WhatsApp (41) 99928-3305 até o dia 19 de outubro.

Fonte: Portal da Cidade Guaratuba

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp