Portal da Cidade Guaratuba

ECONOMIA

Setor pesqueiro de Guaratuba amplia mercado para 31 municípios do estado

Adesão ao Consórcio Metropolitano viabiliza expansão da comercialização de pescados da cidade

Publicado em 12/05/2023 às 10:35

(Foto: Julio Godeski/ Portal da Cidade Guaratuba)

Os empresários do setor pesqueiro de Guaratuba terão a oportunidade de expandir a comercialização de seus produtos para 31 municípios do Paraná. Essa conquista foi resultado de uma reunião entre o prefeito Roberto Justus, a Associação da Indústria de Transformação do Pescado de Guaratuba (Assointra) e o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP), com o objetivo de obter a certificação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA).

A inclusão de Guaratuba no COMESP facilitou as tratativas para obter a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) visando à expansão da comercialização dos produtos. Após negociações bem-sucedidas e a certificação do SIM-POA, os empresários do setor finalmente vão poder negociar com as cidades.

A partir de agora, os pescados de Guaratuba poderão ser adquiridos pelos 31 municípios do Paraná que fazem parte do Consórcio Metropolitano. Além disso, o processo de certificação para venda em todo o país será simplificado, trazendo benefícios para o setor. O município tem um prazo até julho para finalizar a certificação com uma vistoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), garantindo assim a ampliação da comercialização dos produtos de origem animal.

Fonte:

Deixe seu comentário