Portal da Cidade Guaratuba

ECONOMIA

Estado implementará linha de financiamento para fomentar a indústria da pesca

Essa iniciativa do Governo do Paraná visa impulsionar a economia local, gerando mais empregos e oportunidades de negócios

Publicado em 28/04/2023 às 10:42
Atualizado em

(Foto: Paulinho Max/Portal da Cidade )

O Governo do Paraná está planejando implementar uma linha de financiamento para incentivar a prática da pesca e impulsionar a indústria de fabricação de embarcações e equipamentos para pesca esportiva e artesanal. A Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Turismo e a Fomento Paraná estão trabalhando juntas para ajustar os detalhes dessa iniciativa.

A Fomento Paraná planeja apresentar, até meados de junho, uma série de soluções financeiras através do Sistema Paranaense de Fomento, que oferecerá crédito em boas condições e garantias para atender pescadores profissionais, pequenos estaleiros fabricantes de barcos e motores, hotéis, pousadas, lojas de artigos de pesca e outros segmentos ligados às atividades pesqueiras esportivas e turísticas.

A Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas trabalha com três tipos de atividades de pesca: a pesca amadora, definida pelo Ibama, que não tem como objetivo o comércio; a pesca esportiva, que envolve uma grande quantidade de eventos; e a pesca comercial, utilizada para subsistência (apenas no Litoral do Paraná, cerca de 7 mil profissionais atuam nessa área).

A ideia é que a linha de financiamento possa beneficiar toda a cadeia produtiva, desde os fabricantes até os comerciantes de materiais; dos profissionais da pesca, para melhorarem suas estruturas; e também as atividades de pesca associadas ao turismo, como hotéis, pousadas e marinas.

Fonte:

Deixe seu comentário