Portal da Cidade Guaratuba

INTEGRAÇÃO SOCIAL

Centro de Convivência reúne 357 idosos em atividades e acolhimento em Guaratuba

Com programação de segunda a sexta-feira, serviço oferece ginástica, oficinas e encontros para fortalecer vínculos e reduzir o isolamento social

Publicado em 21/10/2026 às 13:49

Elaine Oliveira - SCFV (Foto: Jezreel Guimarães - Portal da Cidade)

Ter uma atividade fora de casa, encontrar amigos e contar com alguém para conversar faz parte da rotina de 357 pessoas idosas que participam do Centro de Convivência dos Idosos de Guaratuba. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o serviço oferece uma programação semanal que combina exercícios físicos, atividades artísticas e encontros de integração, com atenção ao acolhimento e à redução do isolamento social.

Em entrevista à Rádio Alternativa nesta quarta-feira (21), a coordenadora Eliane Oliveira informou que o centro tem entre 400 e 450 inscritos, dos quais 357 participam ativamente. Segundo ela, a procura pelo espaço também está relacionada à necessidade de companhia e de construção de vínculos. 

“Ouvi de uma participante em seu primeiro dia que ela precisava estar lá porque não queria ficar dentro de casa sozinha. Ela disse que estava na solidão”, exemplificou.

O acolhimento conta com o apoio de psicóloga e assistente social. A equipe também mantém contato com os participantes e acompanha as justificativas de ausência, como consultas, doenças e cirurgias. “A gente faz esse acompanhamento mais carinhosamente, de acolhimento”, afirmou Eliane.

Programação durante a semana

As aulas de ginástica ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã. Às segundas, são duas turmas: das 8h15 às 9h15 e das 9h15 às 10h15. Nas tardes desses três dias, a programação inclui trabalhos manuais, como crochê, tricô e pintura, a partir das 13h30, além de opções de lazer, como carteado e sinuca.

Às terças e quintas-feiras pela manhã, o centro oferece pintura em tela com acompanhamento de uma artesã. As tardes de terça são destinadas a encontros de integração, com bingo ou baile. Em uma das edições recentes do bingo, quase 90 pessoas participaram, conforme a coordenadora. Já às quintas à tarde, os frequentadores participam de um grupo de canto em formação.

A programação busca acompanhar os interesses de quem frequenta o serviço. Segundo Eliane, os participantes pedem novidades e demonstram disposição para experimentar diferentes atividades. “Quanto mais a gente puder fazer algumas coisas diferentes, mais eles querem”, contou.

A prática esportiva também faz parte da rotina de pessoas idosas do município, com grupos que participam de campeonatos regionais. “Hoje, por exemplo, o grupo de idosos está indo para Quatro Barras, onde eles estão participando de um campeonato”, disse. 

Entre oficinas, exercícios e encontros, o serviço ajuda a fortalecer vínculos e a reduzir o isolamento social das pessoas idosas. Para quem chega em busca de companhia, a participação nas atividades é uma oportunidade de construir amizades e contar com apoio no cotidiano.

O Centro de Convivência dos Idosos Sofia Kempinski Vieira funciona temporariamente na Rua Manoel Henrique, nº 1644, no bairro Cohapar, próximo ao Supermercado Bavaresco. Uma sede própria está em construção na Rua João Batista Pedroso, no mesmo bairro, nas proximidades do Fórum. Com 460 metros quadrados e investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão em recursos federais e municipais, o novo espaço será destinado às atividades de lazer, integração e convivência.


Fonte: Portal da Cidade Guaratuba

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp