Nova ponte
Guaratuba tem expectativa de mais turismo com a nova ponte
Estudo aponta que maioria aposta no crescimento do setor na cidade.
Publicado em
22/06/2026 às 10:59
Atualizado em
Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (18) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) revelou que 98% dos moradores acreditam que a Ponte da Vitória aumentará o turismo no Litoral. A estrutura de 1.244 metros de extensão, inaugurada há pouco mais de um mês entre Guaratuba e Matinhos, integra o projeto de modernização do Governo do Estado e já demonstra impactos expressivos na percepção da população local.
Os dados do levantamento demonstram reflexos positivos diretos na economia e na segurança viária da região. Segundo o estudo, 79% dos entrevistados já perceberam a valorização imobiliária nas cidades e 91% confiam que a obra vai gerar novos empregos. A agilidade no deslocamento também foi destaque, com 81% das pessoas relatando uma economia de tempo superior a meia hora em relação ao antigo sistema de balsas e 93% afirmando se sentirem mais seguras durante a travessia.
O levantamento ouviu 418 residentes de Guaratuba e Matinhos, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,8 pontos percentuais. A sondagem apontou que mais de 70% utilizam a ponte com frequência, com 58% dos deslocamentos motivados por lazer e 25% por trabalho. A infraestrutura também estimulou a mobilidade alternativa, registrando a passagem de mais de sete mil bicicletas apenas nos primeiros trinta dias de operação.
Fonte: Governo do Paraná
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Ave da Antártica é resgatada nas areias da praia de Guaratuba
09/07/2026 às 10:57
Guaratuba ganha nova identidade visual inspirada na ponte
09/07/2026 às 08:59
STF suspende desocupações e Prefeitura defende política de REURB
07/07/2026 às 14:28
Queda de motocicleta mobiliza equipes de resgate no bairro Brejatuba
07/07/2026 às 14:25
Guaratuba reforça ações para população em situação de rua durante o frio
07/07/2026 às 08:50
Áreas de escape da BR-376 em Guaratuba ajudam a salvar 1.500 vidas
06/07/2026 às 10:43