Fauna marinha
Ave da Antártica é resgatada nas areias da praia de Guaratuba
Petrel-grande foi encontrado debilitado por moradores e entregue aos cuidados da UFPR.
Publicado em
09/07/2026 às 10:57
Atualizado em
O recente resgate de um petrel-grande (Macronectes giganteus), encontrado debilitado na faixa de areia, é o mais novo resultado da atuação integrada entre a Secretaria de Meio Ambiente de Guaratuba e o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC/CEM-UFPR). A ave foi socorrida pelas equipes do município após o acionamento de moradores e imediatamente encaminhada à universidade, onde recebe cuidados para sua reabilitação.
Acostumado às águas geladas da região da Antártida e das Ilhas Malvinas, o petrel-grande é um viajante de longas distâncias. Durante o período de inverno no Brasil, algumas dessas aves chegam à nossa costa, mas a longa viagem muitas vezes as deixa fracas. Por isso, acabam encalhando na areia e precisando de ajuda profissional para sobreviver.

Foto: Edgar Fernandez
A parceria constante entre o Departamento de Fauna da prefeitura e a UFPR tem sido fundamental para aperfeiçoar os protocolos de atendimento no litoral paranaense. Além de salvar animais silvestres, o trabalho conjunto gera dados científicos essenciais para o monitoramento da biodiversidade regional e fortalece as políticas públicas de preservação do patrimônio natural.
Fonte: Prefeitura de Guaratuba
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Guaratuba ganha nova identidade visual inspirada na ponte
09/07/2026 às 08:59
STF suspende desocupações e Prefeitura defende política de REURB
07/07/2026 às 14:28
Queda de motocicleta mobiliza equipes de resgate no bairro Brejatuba
07/07/2026 às 14:25
Guaratuba reforça ações para população em situação de rua durante o frio
07/07/2026 às 08:50
Áreas de escape da BR-376 em Guaratuba ajudam a salvar 1.500 vidas
06/07/2026 às 10:43
Ex comandante de Guaratuba é condecorado herói na Venezeuela
06/07/2026 às 09:02