Portal da Cidade Guaratuba

DESCUBRA GUARATUBA

Cachoeira, trilha e experiência caiçara são os atrativos do Salto Parati

Localizada dentro o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, em Guaratuba, o Salto Parati é um paraíso muito procurado por quem gosta de aventura

Postado em 16/01/2021 às 11:09 |

(Foto: Lucas Borba Cardoso)

(Foto: Orgânica Filmes)

(Foto: Orgânica Filmes)

(Foto: .Isadora Musolino)

(Foto: Stephanie Vasconcelos)

(Foto: Volks Veiga)

(Foto: ,Lucas Borba Cardoso)

(Foto: Thiago Odevagen)

(Foto: Stephanie Vasconcelos)

(Foto: Alexandre Natalino)

(Foto: Alexandre Natalino)

(Foto: Willian Silvano)

Um passeio muito bonito, feito dentro da Baia de Guaratuba, é uma visita ao salto parati, que fica ao pé da serra do mar.

Local de rara beleza, o Salto Parati esta dentro do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, em Guaratuba.

O Salto Parati oferece o que tem de mais bonito na natureza: Uma cachoeira para um revigorante banho e também uma linda trilha, com direito a uma ponte pênsil, para manter o clima de aventura. 

De barco é um passeio incrível, pois saindo ao lado do Morro Cabaraquara, os moradores locais já param o barco típico para jogar a tarrafa e pescam o famoso parati, peixe típico da Baia de Guaratuba. Também no caminho, é possível descer e pegar os mariscos lambe-lambe, tirados do mangue.

No local, o visitante pode comer o famoso almoço caiçara, servido em um simples estabelecimento no local, com mariscos, peixes e a cachaça de cataia.  

Os moradores da Comunidade do Parati vivem principalmente da pesca artesanal e da agricultura de subsistência. Alguns também cultivam ostras e mariscos.

Como chegar

Existem duas formas de chegar ao Salto Parati:

Barco

Existem barcos que saem da comunidade do Cabaraquara ou do Terminal Turístico Pesqueiro, na Praça dos Namorados.

O trajeto, de cerca de 30 minutos até o porto do Parati, é feito pela Baía de Guaratuba, onde se pode observar o manguezal, garças, biguás e outras aves aquáticas, pescadores artesanais e áreas de cultivo de ostras, além das montanhas que compõem o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

A pé 

O “Caminho Novo do Cambará”, conhecido também como “Estrada do Parati”, que liga a rodovia PR 508 à comunidade do Parati em um percurso de aproximadamente sete quilômetros, serve também para acessar o local.

A caminhada apresenta nível baixo a médio de dificuldade, atingindo a altitude máxima de 100 metros sobre o nível do mar, na divisa entre  Matinhos e Guaratuba, ponto de onde se pode avistar o mar, em dias sem nebulosidade. A partir da comunidade são cerca de 1.300 metros até o Salto.

Descubra Guaratuba 

Na sessão de turismo do nosso portal, você pode conferir essa e outras dicas de passeio em Guaratuba.

Fonte:

Receba as notícias de Guaratuba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">