Portal da Cidade Guaratuba

Aedes aegypti

Sesa confirma mais 9 casos de dengue em Guaratuba

O boletim semanal ainda aponta que 35 casos estão em investigação

Postado em 06/04/2021 às 14:19

(Foto: Reprodução Google)

Guaratuba teve um aumento de nove casos de dengue entre o último boletim epidemiológico, divulgado pela Sesa no dia 30 de março, e o informe desta terça-feira (6).

O Município agora tem 23 casos confirmados de dengue desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2020. Dos 23 casos, 17 são autóctones (quando a pessoa é infectada dentro da cidade). O informe ainda mostra 35 casos em investigação.

No Litoral, Paranaguá tem 1.004 infectados, Antonina 50, Guaratuba 23 e Matinhos e Morretes tem 3 casos cada. São 2 óbitos no total, ambos em Paranaguá.

O estado do Paraná soma 7.747 casos confirmados e 15 óbitos desde agosto.

Sintomas

A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo.

Os sinais de alerta a dengue apontando evolução para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

Prevenção

Para combater a infestação do mosquito transmissor, além do suporte das autoridades, o cidadão também pode eliminar os focos ao adotar as estratégias de combate ao mosquito. Veja abaixo:

• Colocar areia nos vasos de planta ao invés de água. Nos que tiverem água, limpar bem com uma escova e sabão, só tirar a água não adianta;

• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;

• Limpar calhas d'água;

• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias, pneus;

• Tampar a caixa d'água;

• Uso de repelentes;

• Colocar água sanitária nos ralos. 

Fonte:

Receba as notícias de Guaratuba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">