Portal da Cidade Guaratuba

CORONAVÍRUS

Prefeitos do Litoral solicitam maior atenção do Estado para a região

Reunião com representantes dos sete munícipios discutiu medidas que serão tomadas no combate ao novo coronavírus

Publicado em 24/02/2021 às 04:09
Atualizado em

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução Facebook)

Representantes da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa) se reuniram por videoconferência para discutir a situação atual quanto a Covid-19 nos municípios da região, nesta quarta-feira (24).

Cada município apresentou sua realidade e todos entraram em consenso na criação de um documento que será entregue por meio da 1.ª Regional de Saúde ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O documento reforça que as medidas contidas no Decreto Estadual como o Toque de Recolher, por exemplo, serão mantidas, contudo algumas ações individuais também poderão ser tomadas conforme as características de cada cidade.

Os gestores solicitarão ainda, maior atenção para a região, bem como o aumento de leitos e a contratação de mais profissionais de saúde. Além dos atendimentos voltados à Covid-19, o Hospital Regional do Litoral também recebe pessoas vítimas de acidentes, infartados, entre outras situações de saúde diárias que já ocorriam antes da pandemia. 

Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná vivem momentos complicados em relação ao número de infectados. Guaratuba, por exemplo, teve a maior média diária nos últimos dias. Matinhos adotou um lockdown por 14 dias. Guaratuba e Pontal devem somente aumentar a fiscalização para o cumprimento das normas vigentes.

Guaraqueçaba, Antonina, Morretes e Paranaguá continuam em uma situação estável de casos. Paranaguá, por exemplo, está com o número de confirmados em fevereiro abaixo dos registrados em janeiro. Foram 3.114 confirmações no primeiro mês do ano e 1.254 em fevereiro. Houve redução no número de óbitos no comparativo dos dois meses: 34 e 8, respectivamente.

*Atualização: A Prefeitura de Matinhos informou que não é verdadeira a informação sobre o recuo no lockdown.

Ainda seguem em discussão questões como o fechamento das ruas, aquisição de materiais para aferição de temperatura e medidas de orientação e fiscalização. A Prefeitura reforça que o decreto será publicado ainda nesta quinta-feira (25) e que as medidas passam a valer a partir da 0 hora de segunda-feira (1º de março). 

Fonte:

Deixe seu comentário