Portal da Cidade Guaratuba

Aedes aegypti

Paraná registra 425 novos casos de dengue

Litoral apresentou 198 casos desde agosto, 196 em Paranaguá e 1 em Guaratuba e Matinhos

Publicado em 24/02/2021 às 08:24

Mosquito aedes aegypti (Foto: AEN)

O Paraná registou 425 novos casos de dengue no último boletim epidemiológico da Sesa, divulgado nesta terça-feira (23). O Litoral registrou um acréscimo de 18 casos, todos em Paranaguá

O Litoral tem 198 casos da doença no total, 196 em Paranaguá. Guaratuba e Matinhos tem um caso cada.

O Estado soma 3.129 casos no período epidemiológico, que teve início em agosto de 2020.

344 municípios do Paraná têm notificações para a dengue e 212 apresentam casos confirmados

7.491 casos seguem em investigação no Estado.

Dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti por meio de quatro sorotipos o vírus (1, 2, 3 e 4) que estão em circulação no país. A intensidade de circulação é alternada e os surtos da doença costumam ocorrer quando há mudança na circulação. Existem dois tipos de dengue, a comum e a hemorrágica que é o tipo mais forte da doença.

Segundo o boletim médico do Ministério da Saúde, entre os principais sintomas estão febre alta (acima de 38º), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.


O diagnóstico é feito por um médico por meio de exames laboratoriais. Caso apresente algum desses sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado. O Sistema Único de Saúde (SES) oferece tratamento gratuito para a doença.

Prevenção

Para combater a infestação do mosquito transmissor, além do suporte das autoridades, o cidadão também pode eliminar os focos ao adotar as estratégias de combate ao mosquito. Veja abaixo:

• Colocar areia nos vasos de planta ao invés de água. Nos que tiverem água, limpar bem com uma escova e sabão, só tirar a água não adianta;

• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;

• Limpar calhas d'água;

• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias, pneus;

• Tampar a caixa d'água;

• Uso de repelentes;

• Colocar água sanitária nos ralos.

Fonte:

Deixe seu comentário