Portal da Cidade Guaratuba

SAÚDE

Jovem grávida morre de dengue, e médicos antecipam parto para salvar bebê

Érica Campos regressou na semana passada de Guaratuba para Londrina com dores no corpo e febre

Publicado em 09/04/2024 às 09:46
Atualizado em

Um bebê que nasceu prematuro de 31 semanas foi salvo por médicos do Hospital Universitário (HU) de Londrina, norte do Paraná, depois que a mãe dele, uma jovem de 25 anos, supostamente morreu por sintomas de dengue. De acordo com a família, Érica Campos retornou de Guaratuba com dores no corpo e febre.

Ela procurou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, em Londrina, na quinta-feira e foi encaminhada para o HU no dia seguinte.

Segundo a assessoria do hospital, o bebê nasceu de cesárea no sábado e permanece estável na UTI. Érica morreu na tarde de domingo e foi sepultada na manhã desta segunda-feira (8).

O HU também confirmou que a jovem deu entrada com diagnóstico de dengue. O pai de Érica, Edson Rodrigues, disse que a filha não foi bem atendida na UPA em Londrina. Além do bebê, Érica deixou uma filha de 5 anos.

Dengue no Paraná

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), divulgado na semana passada, o Paraná tem 77 mortes e 351.325 casos confirmados da dengue no atual período epidemiológico, que começou em 30 de julho de 2023. Em Guaratuba, onde Érica estava, já foram confirmados 1.677 casos da doença.

Como se prevenir

O aumento dos casos entre as gestantes fez com que o governo federal elaborasse, em parceria com a Federação Brasileira de Ginecologia Obstetrícia (Febasgo), um manual de tratamento na gestação e no puerpério.

De acordo com o Ministério da Saúde, os cuidados que as grávidas devem tomar basicamente são os mesmos recomendados para a população em geral, como:

Telas em portas e janelas para evitar que o mosquito entre nas casas

Uso de inseticidas, roupas apropriadas e repelentes

Para a entidade, as grávidas devem priorizar o uso de repelentes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como picaridina, icaridina, N,N-dietil-meta-toluamida (DEET), IR 3535 ou EBAAP.

Outra opção é evitar o uso de roupas nas cores vermelha, azul, alaranjada ou preta. Segundo a cartilha, cores claras, como a branca, não atraem o mosquito.

Fases da dengue

O manual do Ministério da Saúde diferencia também as fases da dengue e a caracterização da gravidade de cada uma:

Fase febril: também chamada de "dengue sem sinais de alarme", sendo caracterizada por febre entre 39 e 40 ºC. Náuseas, vômitos e diarreia com fezes pastosas também podem estar presentes

Dengue com sinais de alarme: o atendimento médico passa a ser fundamental com o surgimento dos sinais considerados de alarme (dor abdominal, vômitos persistentes, sangramento de mucosa, entre outros), que começam com o declínio da febre, entre 3 e 7 dias após o início dos sintomas

Dengue grave: apresenta sinais como sangramento grave, comprometimento grave de múltiplos órgãos

Fonte:

Deixe seu comentário