Portal da Cidade Guaratuba

CORONAVÍRUS

Guaratuba vacinou 53,57% da população na primeira dose contra a Covid-19

A cidade ampliou a capacidade de testagem do novo coronavírus

Postado em 20/07/2021 às 19:38

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução Google)

Dados do ranking de vacinação contra a Covid-19, da Secretaria do Estado de Saúde, apontam que 53,57% da população guaratubana já tomou pelo menos a primeira dose da vacina.

Foram 17.194 vacinados na primeira dose, 6.005 na segunda e 677 em dose única. A vacinação na cidade está faixa etária de pessoas com mais de 39 anos.

Outra cidade do Litoral, Pontal do Paraná, ocupa o primeiro lugar no ranking como a cidade que mais vacinou proporcionalmente, na primeira dose, com 73,47% da população e 15.369 primeiras doses aplicadas. Guaratuba só fica a frente de Morretes (51,68%) no numero de vacinados no Litoral. Guaraqueçaba (68,43%), Antonina (64,24%), Matinhos (62,12%) e Paranaguá (61,53%) completam a lista.

Testagem

Guaratuba aderiu a iniciativa Dados do Bem para diagnóstico e testagem ampliada da Covid-19 na população. O Dados do Bem é uma ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas da informação, que usa a inteligência de dados para analisar a evolução da pandemia nas cidades. 

Através do aplicativo, a pessoa realiza uma autoavaliação. A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, a pessoa receberá pelo aplicativo um QR Code com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde. Em caso positivo para Covid-19, a pessoa poderá indicar as pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo e o teste da Covid-19, caso seja necessário.

Mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma, pode baixar e fazer o cadastro pois as informações vão ajudar no combate da Covid-19.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para Android e IOS.

Juntamente com os Dados do Bem, Guaratuba firmou uma parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), permitindo ampliar a capacidade de testagem da Covid-19 com testes do tipo RT-PCR na cidade.

A estratégia é realizar a testagem de todos os contatos de pacientes positivos, independente do contato estar sintomático, o que além de permitir iniciar o tratamento e monitoramento de maneira imediata, também isola aqueles que tenham contraído o vírus, evitando que mais pessoas sejam infectadas. Outra novidade é que através da parceria, o resultado do teste RT-PCR que antes levava em média de 3 a 4 dias, agora tem o resultado em menos de 24 horas, permitindo ampliar as ações de rastreio.

Fonte:

Receba as notícias de Guaratuba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">