Portal da Cidade Guaratuba

Aedes aegypti

Guaratuba tem 61 casos de dengue confirmados no período epidemiológico

Cidade ainda tem mais 51 casos em investigação

Publicado em 20/02/2024 às 16:20

Guaratuba registra 61 casos de dengue no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (20).

A cidade teve 459 casos suspeitos da doença, dos quais 61 foram confirmados e 121 são considerados prováveis. Além disso, há mais 51 casos em investigação no período que começou em julho do ano passado. Todos os casos são autóctones.

No Paraná, foram registrados 8.414 novos casos, totalizando 18.960 notificações, e houve a confirmação de mais um óbito relacionado à doença neste período epidemiológico, segundo o boletim. O estado agora contabiliza 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 mortes.

Sintomas

A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo.

Os sinais de alerta a dengue apontando evolução para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

Prevenção

Para combater a infestação do mosquito transmissor, além do suporte das autoridades, o cidadão também pode eliminar os focos ao adotar as estratégias de combate ao mosquito. Veja abaixo:

• Colocar areia nos vasos de planta ao invés de água. Nos que tiverem água, limpar bem com uma escova e sabão, só tirar a água não adianta;

• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;

• Limpar calhas d'água;

• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias, pneus;

• Tampar a caixa d'água;

• Uso de repelentes;

• Colocar água sanitária nos ralos.

Fonte:

Deixe seu comentário