Portal da Cidade Guaratuba

CORONAVÍRUS

Guaratuba não terá novas medidas restritivas e deve apertar fiscalização

Entrevista coletiva com membros do poder público foi realizada nesta terça (23). A orientação é seguir as medidas de higiene

Publicado em 23/02/2021 às 05:34
Atualizado em

Live foi realizada nesta terça-feira (23) e transmitida pela pagina da prefeitura no facebook (Foto: Reprodução Facebook)

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (23), o prefeito Roberto Justus afirmou que Guaratuba não deve mudar as regras que estão em vigor para o combate da Covid-19. A intenção da Prefeitura é apertar ainda mais a fiscalização sobre as normas. A cidade vive o momento mais crítico da pandemia.

Além de Roberto Justus, o evento contou com a presença da dos secretários Gabriel Modesto, Fernanda Monteiro, e Denise Lopes Gouveia, de saúde, educação e administração, respectivamente. Hermínio Molinari, da Vigilância Sanitária e do diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu.

Durante a entrevista, alguns dados foram apresentados aos presentes. Entre eles, o número de 600 ações de fiscalização realizadas na cidade, por parte da Prefeitura. O prefeito afirmou que a fiscalização será mais rigorosa e que o não cumprimento das regras serão encaminhados ao Ministério Público. Justus ainda disse que os servidores públicos serão cobrados e monitorados para que cumpram as medidas.

O chefe da Vigilância Sanitária de Guaratuba, Hermínio Molinari, apresentou os dados que mostram que foram realizadas 4.200 vistorias para averiguar o cumprimento das regras, 1.054 somente no verão. Segundo ele, 91% dos estabelecimentos cumpriram as regras. 95 comércios foram autuados ou notificados.

Denúncias de aglomerações ou servidores descumprindo as regras pode ser realizadas no número whatsappp 3472-8683. 

Reflexo do verão 

O secretário de saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, afirmou que o alto índice de casos na cidade são reflexos do verão e do afrouxamento nos cuidados por parte das pessoas. Os números do carnaval só devem aparecer após 15 ou 20 dias.

Modesto ainda falou que a maior parte dos infectados são os jovens entre 20 e 39 anos e os homens. Ele ainda reforçou a colaboração da população com os cuidados.

Volta às aulas

As aulas em Guaratuba voltaram no dia 18 de fevereiro. Segundo a secretária Fernanda Monteiro, as medidas de segurança estão sendo tomadas e as normas foram estudadas antes de colocadas em prática.

As aulas na cidade estão funcionando em formato híbrido, onde parte dos alunos assiste em sala e outra parte em casa. 

Decreto

Os prefeitos das cidades do litoral vão se reunir amanhã (24) para decidir em conjunto as normas de combate ao novo coronavírus.

O Litoral deve seguir as medidas que o Governo do Estado estabelecer.

Covid-19 em Guaratuba

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Sesa nesta terça-feira (23), Guaratuba tem 2.701 casos confirmados da doença e 57 mortos, além de 2.142 recuperados.

A Ala Covid do Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, está com funcionando com a capacidade máxima. É o maior número de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Nesta terça-feira (23), 41 pacientes estão internados devido a complicações da infecção.

Boletim da instituição divulgado na manhã de hoje mostra que, do total de internados, 33 pacientes já foram confirmados com a doença e 8 aguardam resultado de exames.

Fonte:

Deixe seu comentário