Portal da Cidade Guaratuba

SAÚDE

Guaratuba inicia campanha de vacinação contra a gripe

As doses estão sendo aplicadas nas UBSs

Publicado em 26/03/2024 às 09:38

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inicia nesta segunda-feira (25) a campanha anual de vacinação contra a gripe no Paraná. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha, que foi antecipada nas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, segue até o dia 31 de maio, sendo 13 de abril o Dia D de mobilização nacional.

Em Guaratuba, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da área urbana no horário das 8h às 17h. Esse também será o horário da campanha no dia D, sábado (13).

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação dos vírus é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito. Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça.

Os grupos prioritários para vacinação contra influenza são: crianças (6 meses a 6 anos), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas.

Os grupos prioritários são compostos, também, por trabalhadores de saúde, professores dos ensinos básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente.

Fazem parte dos grupos prioritários, ainda, os caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). A meta do Estado é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Fonte:

Deixe seu comentário