Portal da Cidade Guaratuba

Aedes aegypti

Ano epidemiológico termina com 289 casos de dengue em Guaratuba

O Paraná teve 27.889 casos confirmados e 32 óbitos, segundo a Sesa

Publicado em 04/08/2021 às 05:50

(Foto: Reprodução Google)

A Secretaria de Estado da Saúde publicou hoje o informe da dengue número 43 que encerra o período epidemiológico 2020/2021, com um total de 27.889 casos confirmados e 32 óbitos. Os dados foram contabilizados desde o dia 1º de agosto do ano passado.

Em Guaratuba, o ano epidemiológico terminou com 289 casos de dengue confirmados, segundo a Sesa- os números podem ser diferentes dos divulgados pelo Município. Foram 572 notificações no total.

O Litoral registrou 5 mortes no total, 4 em Paranaguá e 1 em Morretes.

Sintomas

A dengue se manifesta com a febre, de início abrupto, associada a dores de cabeça, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos e o surgimento de exantemas, que é a vermelhidão pelo corpo.

Os sinais de alerta a dengue apontando evolução para quadros mais graves associa dores abdominais fortes e contínuas, vômitos, tonturas, sangramentos, queda no número de plaquetas, hipotensão, entre outros.

Na dengue grave, podem surgir sangramentos severos, inclusive hemorragia digestiva, choques e formas de comprometimento neurológico, hepático e cardíaco.

Prevenção

Para combater a infestação do mosquito transmissor, além do suporte das autoridades, o cidadão também pode eliminar os focos ao adotar as estratégias de combate ao mosquito. Veja abaixo:

• Colocar areia nos vasos de planta ao invés de água. Nos que tiverem água, limpar bem com uma escova e sabão, só tirar a água não adianta;

• Não jogar lixo e entulho em locais sem coleta;

• Limpar calhas d'água;

• Não deixar água parada em garrafas, tampas, baldes, bacias, pneus;

• Tampar a caixa d'água;

• Uso de repelentes;

• Colocar água sanitária nos ralos.

Fonte:

Deixe seu comentário