Portal da Cidade Guaratuba

cidade

Prefeitura decreta corte de gastos e suspensão de novas contratações

Decreto tem validade por 180 dias e determina redução de despesas a todas as secretarias

Publicado em 20/10/2023 às 14:14
Atualizado em

A Prefeitura de Guaratuba publicou o decreto nº 25.302, que fixa diretrizes para a redução das despesas no município. A medida tem como objetivo garantir o cumprimento das obrigações financeiras.

O decreto, assinado pelo prefeito Roberto Justus, baseia-se na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ele estabelece uma série de medidas administrativas a serem implementadas em todas as secretarias e fundos municipais, visando adequar os gastos às disponibilidades financeiras e às limitações orçamentárias.

Dentre as medidas estabelecidas, estão o contingenciamento de despesas com horas extras, plantões, gratificações e contratações de pessoal. Também estão suspensas as concessões de vantagens, aumentos, reajustes ou adequações de remuneração, exceto em casos previstos em lei.

Além disso, o decreto determina a redução de despesas com combustíveis, manutenção de veículos e equipamentos, locação de veículos e máquinas, entre outros. Também ficam suspensas as nomeações de servidores efetivos e cargos em comissão, assim como afastamentos ou cedências de servidores com ônus para o município.

A adoção das medidas é obrigatória para todas as secretarias e fundos municipais, visando o equilíbrio orçamentário e financeiro. 

A situação financeira está tão grave, que a Prefeitura pode não suportar as despesas como a folha de pagamento, encargos, 13º salário e férias, sem comprometer as despesas fixas de custeio.

O decreto terá validade por 180 dias, a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado caso necessário. 

Fonte:

Deixe seu comentário