Portal da Cidade Guaratuba

NOVO MANDATO

Prefeito e vereadores de Guaratuba tomam posse hoje

Junto com o prefeito Roberto Justus (DEM), que vai para o seu segundo mandato, também assumem o cargo 13 vereadores e o vice-prefeito Edison Camargo (PSD)

Publicado em 01/01/2021 às 06:39
Atualizado em

Legislatura 2021/2024 (Foto: Divulgacand / Montagem Portal da Cidade)

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 13 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024. A cerimônia de posse será reservada em virtude da pandemia e acontecerá às 20h, no salão social do Iate Clube. Poderá ser acompanhada ao vivo pela página da Câmara de Vereadores no Facebook.

O prefeito Roberto Cordeiro Justus tem 44 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de advogado e tem superior completo. Já o vice Edison Camargo (Edison Roberto Correa Camargo), do PSD, tem 75 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de aposentado e tem superior completo. 

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do DEM, com 4 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Quem são os vereadores eleitos

Ricardo Borba, do Republicanos, tem 32 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de carpinteiro e marceneiro e tem ensino médio completo.

Fabiano da Caieiras, do PSD, tem 42 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de professor de ensino superior e tem superior completo.

Maria do Neno, do PSC, tem 63 anos, é casada e tem ensino médio incompleto.

Ana Maria, do PROS, tem 67 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de aposentada e tem superior incompleto.

Prof. Catia do Doro, do PROS, tem 49 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de professora de ensino fundamental e tem superior completo.

Paulo Araujo, do PP, tem 56 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de corretor de imóveis, seguros, títulos e valores e tem superior incompleto.

Juliano Petruquio, do MDB, tem 36 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino fundamental completo.

Alaor do Cubatão, do DEM, tem 57 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino fundamental incompleto.

Ademir da Balsa, do DEM, tem 44 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de mestre e contramestre de embarcação e tem ensino fundamental completo.

Felipe Puff, do DEM, tem 34 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino médio incompleto. .

Diva do Oliveira, do DEM, tem 53 anos, é viúva, declara ao TSE a ocupação de vendedor pracista, representante e caixeira-viajante e tem ensino médio completo.

Edna Castro, do Cidadania, tem 50 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de empresária e tem superior completo.

Itamar Junior, do Cidadania, tem 32 anos, é divorciado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem superior completo.

Fonte:

Deixe seu comentário