Portal da Cidade Guaratuba

VERÃO

Programa Pedala Paraná estreia com 130 ciclistas na Estrada do Descoberto

Pedalada em Guaratuba foi a primeira do programa que busca incentivar o turismo esportivo nas cidades

Publicado em 17/01/2021 às 06:56

(Foto: Josi Schmidt)

(Foto: Josi Schmidt)

(Foto: Josi Schmidt)

O programa de cicloturismo Pedala Paraná foi lançado neste domingo (17), na Estrada Rural do Descoberto, em Guaratuba. 130 ciclistas participaram do evento.

A rota de 32 km é a primeira de três que serão inauguradas ainda este mês no Litoral, que vai contar ainda com Matinhos e Pontal do Paraná.

Na largada, todos os participantes passaram por medição de temperatura, além de serem orientados sobre os protocolos de prevenção ao coronavírus, utilizando máscara, mantendo o distanciamento e higienizando as mãos com álcool em gel. 

O programa é realizado pela Paraná Esporte, em parceria com a Paraná Turismo, Detran e prefeituras e tem o objetivo de fortalecer o turismo esportivo nas cidades.

Infraestrutura 

As ciclorrotas que estão sendo criadas são equipadas com estações de apoio, contendo ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneu, além de um mapa com as informações do trajeto. Elas são construídas a partir de madeira de reflorestamento e lixo coletado nas trilhas, aglutinados em um processo único, formando a lixeira e a placa que abriga o mapa.

Próximas etapas 

Em Matinhos, a ciclorrota terá um trajeto urbano, circundando a orla. A inauguração está prevista para o dia 24 de janeiro. Em Pontal do Paraná, a rota será na Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis. um depósito feito por povos primitivos, de valor histórico e, para os índios, espiritual. O lançamento em Pontal será em 31 de janeiro.

Fonte:

Deixe seu comentário