Portal da Cidade Guaratuba

CORONAVÍRUS

Guaratuba teve 97 empresas que fecharam as portas em 2021

Crise causada pela pandemia do novo coronavírus afetou principalmente os setores de comércio e serviços em todo o país

Publicado em 25/05/2021 às 21:25
Atualizado em

A cidade conta com grande número de salas comerciais para locação (Foto: Paulinho Max / Portal da Cidade)

A pandemia do novo coronavírus teve um impacto negativo na economia nacional. Um estudo recente divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revela que a atividade econômica no Brasil experimentou retração de 6,7% no período de 12 meses, iniciado em março de 2020. O impacto foi visto no três grandes grandes setores econômicos, e pode ser visto também em nível municipal.

No Paraná, o setor de serviços teve uma queda de 10,6% e 1,2% no comércio. Com um impacto negativo na economia de 6,8% no período.

Em Guaratuba, por exemplo, a cidade perdeu 355 postos de trabalho em 2021, segundo dados do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Um levantamento feito pela Junta Comercial do Paraná aponta que a cidade teve 97 empresas que fecharam as portas somente em 2021.

Uma barbeiro entrevistado pela nossa reportagem conta que  teve que demitir três funcionários antes de fechar as portas de seu salão. "Foram os lockdowns, tivemos que mandar funcionários embora a situação da Covid-19 complicou bastante. Muitas empresas mandaram gente embora. Agora estou trabalhando em casa, mesmo", declara.

Outros empresários destacam que a diminuição dos clientes tornou muito difícil manter os gastos com aluguel e pessoal em dia. 

Para a Firjan, que realizou o estudo sobre a atividade econômica no Brasil, a velocidade e o sucesso do programa de imunização contra a Covid-19 são fundamentais para que o país consiga superar a crise gerada pela pandemia. 

Linha de crédito

Em março deste ano, o governador Ratinho Júnior anunciou a retomada do programa Paraná Recupera, que é um pacote de medidas emergenciais para apoiar empreendimentos informais, MEI, Micro e Pequenas Empresas em razão dos efeitos da Covid-19 na economia paranaense. 

A linha de crédito foi reativada, com juros subsidiados, e pretende destinar R$ 10 milhões para atender empreendedores informais e Microempreendedores Individuais (MEIs). 

Apesar das linhas disponibilizadas pelo governo, empresários afetados pela pandemia reclamam da burocracia e demora para conseguir o crédito. Mesmo após 2 meses do anúncio, empreendedores ainda aguardam a aprovação por parte da Fomento Paraná.

Algumas cidades, como Guaratuba, ainda não conta com o atendimento presencial. O procedimento online para o crédito acaba ficando sobrecarregado, ocasionando a demora.

Fonte:

Deixe seu comentário