Portal da Cidade Guaratuba

VERÃO

Empresários se preparam para a temporada mais desafiadora dos últimos anos

Com o aumento do numero de casos de Covid-19, festa da virada do ano foi cancelada.

Publicado em 12/12/2020 às 08:28
Atualizado em

(Foto: Alyssa Schukar/The New York Times)

A chegada da temporada de verão é algo sempre muito esperado pelos comerciantes guaratubanos. Em anos anteriores, a cidade chegou a receber mais de 1 milhão de pessoas durante o período. Este ano, porém, o fator pandemia aumentou ainda mais a expectativa desses setores.

Para evitar aglomerações, as cidades do Litoral não vão realizar queimas de fogos e nem festas de fim de ano, o que pode desanimar o turista. Por outro lado, as praias estão liberadas para o público.

A diretora de projetos e eventos da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (ACIG), Ana Cecília Dias, afirma que todo o comercio gauratubano teve baixas durante a pandemia. Segundo ela, o setor hoteleiro e de eventos foram os mais afetados. “Observando os dados levantados, os mais afetados foram o setor hoteleiro e de eventos, que praticamente parou, e os comércios dependentes da praia, que ficam na orla. De uma forma geral todo mundo sentiu as dores da pandemia.”

Apesar dos prejuízos causados pela pandemia, Ana se mantem otimista com a chegada da temporada. “As expectativas são positivas, pois somos sempre otimistas. Acreditamos que vai ser uma temporada boa, não tão concentrada como nos outros anos, que tinha uma concentração entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, acho que vai ser mais diluída.” A diretora ainda acredita que o verão pode ser uma retomada para os comerciantes. “Acredito que vai ser uma retomada, mas não vai salvar a pátria como antigamente. Antes a temporada era a hora de ganhar dinheiro para aguentar as contas durante o ano. Eu acredito que vai melhorar as vendas, mas não será o suficiente para eliminar 100% os efeitos negativos da pandemia no comércio. Teremos 2021 inteiro para organizar a casa para em 2022 ser o momento positivo”, completa.


Um dos setores que mais sofreu durante a pandemia, a rede hoteleira teve que se preparar para a temporada. A gerente do Hotel Spazio, Anelise Tkachechen, afirma que eles trabalham muito para treinar e orientar os funcionários dentro das normas sanitárias para o combate ao novo coronavírus. “Desde de que começou a pandemia a gente fez uma série de cursos com relação a higienização, padronização, organização. Fomos um dos primeiros hotéis do Litoral a ter o certificado do SEBRAE. Estamos fazendo de tudo para dar mais segurança aos clientes e também aos colaboradores.”

Anelise acredita que a ajuda do poder público é fundamental para uma boa temporada. “As pessoas querem sair de casa. Acredito que os outros hotéis, restaurantes e comércios não se importam em seguir as normas para trazer mais segurança aos turistas. Mas precisamos dessa ajuda do governo do estado e da prefeitura para termos uma boa temporada.


Fonte:

Deixe seu comentário