Portal da Cidade Guaratuba

TURISMO

Turistas mostram satisfação com Litoral do Paraná, mostra pesquisa

O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes

Publicado em 11/04/2024 às 13:09
Atualizado em

(Foto: Paulinho Max/Portal da Cidade)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) revelou nesta quarta-feira (10) os resultados da pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024, destacando uma expressiva satisfação entre os visitantes durante a temporada de verão. Diferenciando-se da pesquisa anterior, que abordou os turistas diretamente nas praias, o levantamento atual contou com entrevistas exclusivas com 2.419 pessoas nos "portões" do Litoral, incluindo rodovias, terminais rodoviários, ferroviários e náuticos.

De acordo com os dados, mais de 90% dos entrevistados demonstraram estar satisfeitos com a viagem. Para 55,7% dos participantes, a experiência atendeu plenamente às expectativas, enquanto 38% afirmaram que suas expectativas foram superadas. Além disso, 84,2% dos visitantes planejavam retornar ao destino e 82,9% pretendiam recomendar a viagem a amigos e familiares.

Um dos aspectos abordados na pesquisa foi a motivação por trás da escolha do destino. Para a maioria dos viajantes (76,4%), a decisão foi baseada em experiências anteriores, indicando uma forte fidelidade ao Litoral do Paraná. Outros fatores influentes foram as recomendações de parentes ou amigos (12,2%), o impacto das redes sociais (7,9%), informações de blogs ou sites especializados (2,3%), e sugestões de agências de viagens (1,2%).

Os números revelam uma concentração significativa de visitantes nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, com Guaratuba liderando como o local mais procurado pelos turistas.

Roberta Costa Boikivski, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (ACIG), comentou sobre o sucesso da temporada e a importância da preparação prévia: "Bem, já estávamos todos na expectativa para que essa temporada 2023/2024 fosse a melhor dos últimos tempos, e tirar a sombra da pandemia que pairava, mas graças a Deus esta sombra foi eliminada com muito sol. A Acig sempre promove cursos e capacitações e neste período que antecedeu a temporada, tivemos uma maior adesão de nossos empresários e suas equipes. Então acreditamos que este preparo foi essencial para a satisfação dos nossos turistas."

Ela também destacou o apoio do Governo do Estado e a cooperação entre os setores público e privado: "Outro fator muito incentivador e motivador ao nosso setor foi o apoio do Governo do Estado junto aos municípios, com a força que o Verão maior trouxe para nosso litoral. Os eventos, a segurança com a operação verão motivou não só os turistas, mas a todo setor empresarial que se sentiu visto. Esta é a prova que quando se existe planejamento e união tudo acontece."

Roberta ainda enfatizou o potencial de crescimento do turismo em Guaratuba e incentivou a colaboração entre os empresários: "O setor empresarial de Guaratuba vem se preparando para a transição de uma cidade de temporada para uma cidade turística, e a Acig acredita que com o poder do associativismo juntos somos todos somos mais fortes e por isso precisamos nos unirmos em ações para o mesmo objetivo e o propósito da nossa cidade que é o turismo", finaliza.

Perfil e satisfação 

O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além de mensurar o fluxo e os gastos gerados pela atividade na região. A ação contou com o apoio da Adetur Litoral. Os dados mostram uma concentração significativa de gastos até R$ 200,00 por dia – valor médio registrado por 626 pessoas dos pesquisados (25,9%).

São considerados turistas aqueles que permanecem por pelo menos um pernoite no destino, e excursionistas aqueles que ficam de quatro a 24 horas no destino. Foram identificados 1.804 turistas (74,6%) e 614 excursionistas (25,4%).

Do total de participantes, 82,8% moravam no Paraná (2.002 pessoas), especialmente das cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo. Outros 399 (16,5%) eram de outros estados, majoritariamente Santa Catarina (157) e São Paulo (120). A pesquisa também teve a participação de 14 moradores de outros países: Paraguai, Argentina, Itália, Escócia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Venezuela.

Os dados indicam que tanto entre os excursionistas quanto entre os turistas, a maioria (63,3%) viajou acompanhada de suas famílias. Segundo análise de técnicos da Setu, esses dados ressaltam a importância da família como público-alvo para o turismo no Litoral do Paraná. Também destacam a importância de oferecer atividades que atendam interesses das famílias e as diferenças geracionais.

Fonte:

Deixe seu comentário