Portal da Cidade Guaratuba

DIA DOS ANIMAIS

Secretaria do Meio Ambiente foca na educação para evitar maus-tratos de animais

O assessor jurídico da pasta, Rodrigo Augusto, falou um pouco sobre as ações realizadas

Publicado em 14/03/2022 às 15:03
Atualizado em

Imagem da ação de resgate de 8 cães vítimas de maus-tratos (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

O assessor jurídico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Augusto, falou um pouco das ações da pasta com os animais.

"A gente trabalha muito a parte educacional. Através da educação, a gente consegue fazer com que o munícipe saiba o que é certo ou errado. A gente trabalha com palestras nas escolas, estamos vindo fortes com posts educacionais no Instagram e no Facebook", comenta.

Rodrigo conta que o primeiro cuidado com os animais domésticos deve ser a vacinação.  O município não oferece a vacinação, mas faz campanhas de castração para animais de rua e de famílias de baixa renda.

"A prefeitura tem um projeto de castração. Ano passado e no ano de 2020 fizemos 600 castrações, mas esse ano está paralisado porque estamos sem saldo na licitação. Mas já estamos trabalhando para ver qual empresa vai ser contratada. A ideia é conseguir 1.200 castrações", detalha.

Sobre os animais que são abandonados, a Secretaria não tem um serviço de recolhimento, mas trabalha com outras ações. "Em um primeiro momento, quando recebemos um denúncia de abandono, nossos fiscais vão até o local e constatam o abandono. Essa pessoa vai ser multada. Em alguns casos, quando é mais grave, a gente faz campanha de doações e cuida dos animais", conta relembrando do caso dos cachorros que foram resgatados de maus-tratos na área rural.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando um cadastro para doações de animais de grande porte que foram resgatados de situações de maus-tratos, como os cavalos.

Sobre a situação de cavalos que são usados em carroças, Rodrigo comenta que por lei é proibido, porém o município busca melhores formas para fim gradual da utilização de veículos de tração animal.

Rodrigo também falou sobre a situação de animais silvestres. Os animais devem ser regularizados pelo IBAMA e comprados e lugares legalizados. Caso o propiretário não tenha tal regularização, receberá multa e os animais podem ser recolhidos. A cidade não recebe muitas denúncias de caça ilegal, por exemplo.

Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp ou ligação no (41) 3472-8647 e até mesmo nas redes socais @smma_guaratuba, 181 ou 190.

Confira a entrevista completa

 




Fonte:

Deixe seu comentário