Portal da Cidade Guaratuba

ACIDENTE AMBIENTAL

Rio São João segue interditado por tempo indeterminado

Modalidades de pesca e lazer estão proibidas no local

Publicado em 18/02/2021 às 03:15

(Foto: Carlos Junior / NSC Total)

O Rio São João continua interditado por tempo indeterminado para a pesca, segundo a Portaria nº 61 publicada pelo Instituto Água e Terra. O trecho paranaense fica entre as confluências do Rio Imbira e Rio São João (a montante) até a sua foz na Baía de Guaratuba.

Também interditou o rio para qualquer modalidade de esportes aquáticos, uso desportivo, como balneário e também quanto a retirada de água para consumo e irrigação agrícola.

O acidente ambiental ocorreu no último sábado (13), na BR 376 km 679 (Sentido Sul), com o tombamento de uma carreta que transportava produto líquido tóxico de alto risco ambiental, que após escorrer pela canaleta de drenagem atingiu o Rio São João.

O produto derramado foi identificado como TANALITH 60% CCA-C (nome comercial), líquido tóxico e corrosivo (Óxido de Cobre, Ácido Crômico), e segundo o registro do IBAMA (7205/04) o nome químico do ingrediente ativo é Arseniato de Cobre Cromotado. O produto é um preservativo hidrossolúvel destinado ao tratamento de madeira contra insetos e fungos.

Fonte:

Deixe seu comentário