Portal da Cidade Guaratuba

cidade

Mãe denuncia negligência na APAE após filha ser esquecida em ônibus por horas

Situação ocorreu na manhã desta segunda-feira (18)

Publicado em 18/03/2024 às 16:27
Atualizado em

Imagem ilustrativa/Arquivo (Foto: Paulinho Max/Portal da Cidade)

A mãe de uma criança autista denunciou um caso de negligência envolvendo o transporte de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na manhã desta segunda-feira (18).

Segundo informações, a mãe recebeu uma ligação por volta das 9h54, pedindo que ela comparecesse imediatamente à escola, pois sua filha de 3 anos, que é autista e não verbal, havia sido esquecida dentro do ônibus escolar, que estava estacionado no pátio da instituição.

De acordo com a mãe, a rotina de sua filha na APAE começava com a chegada por volta das 7h30, sendo acompanhada por um motorista e um atendente responsáveis por cuidar dos alunos durante o transporte. No entanto, a menina foi deixada sozinha dentro do ônibus por mais de duas horas, já que o pátio não é coberto e faz muito calor em Guaratuba.

Ao chegar à escola, a mãe foi recebida pela equipe da APAE, incluindo a diretora, a presidente, o motorista e o atendente do ônibus, que se desculpou pelo ocorrido. No entanto, houve uma contradição no tempo que a criança ficou dentro do veículo. Enquanto a mãe foi informada de que foram cerca de uma hora, a diretora alega que assim que a menina foi encontrada, foi feita a ligação para a mãe às 9h54, indicando que o tempo foi maior.

O relato ainda conta que uma professora ouviu o choro da menina e, ao olhar pela janela, a viu presa dentro do ônibus, chorando e suada devido ao calor. A mãe ficou indignada com a situação e, mesmo após uma pedagoga pedir que ela não denunciasse o caso, alegando que a instituição já enfrentava processos, ela decidiu levar o caso até as autoridades.

Na delegacia, a mãe formalizou a denúncia. O atendente responsável pelo cuidado dos alunos no transporte foi demitido, segundo a mãe da aluna. A Polícia Civil está responsável pelo caso.

Nossa equipe entrou em contato com a APAE Guaratuba, que não quis responder nossos questionamentos. Em suas redes sociais, a entidade publicou uma nota de esclarecimento.

Confira a nota na íntegra:

"A APAE de Guaratuba esclarece que na data de hoje, ao chegar para as aulas no período da manhã, uma aluna não foi retirada do ônibus escolar, tendo lá permanecido por aproximadamente uma hora, uma hora e meia.

A entidade lamenta o ocorrido e se coloca à disposição da família para auxiliar no que for necessário. Informa ainda que as providências cabíveis estão sendo tomadas com orientações da Federação das APAE's do Paraná."

Fonte:

Deixe seu comentário