Portal da Cidade Guaratuba

PRESERVAÇÃO

Guaratuba recebe R$ 542 mil para investir na Lagoa do Parado

A iniciativa visa melhorar a proteção e preservação desta Unidade de Conservação Municipal, que abrange aproximadamente 3.600 hectares na Baía de Guaratuba

Publicado em 27/06/2024 às 18:06
Atualizado em

(Foto: Edgar Fernandes/Instituto Guaju)

O município de Guaratuba teve um projeto aprovado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) para a elaboração do plano de manejo e fortalecimento da fiscalização do Parque Municipal Natural Lagoa do Parado.

O programa TAJ Litoral repassará recursos no valor de R$ 542.880,00 para este fim.

A iniciativa visa melhorar a proteção e preservação desta Unidade de Conservação Municipal, que abrange aproximadamente 3.600 hectares na Baía de Guaratuba.

De acordo com informações, os recursos serão destinados à elaboração do Plano de Manejo, capacitação da equipe e aquisição de equipamentos essenciais para fortalecer a fiscalização.

O parque, que integra ambientes alagados e terrestres, é fundamental para a biodiversidade local, funcionando como berçário para diversas espécies de peixes e crustáceos e sendo uma fonte vital de subsistência para as comunidades pesqueiras tradicionais.

O projeto conta com parcerias da Funbio, Universidade Federal do Paraná (UFPR Setor Litoral) através do Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (LAMMA), Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Instituto Água e Terra (IAT), Gestão da APA de Guaratuba e Polícia Ambiental com sede em Guaratuba.

Fonte:

Deixe seu comentário