Portal da Cidade Guaratuba

CLIMA

Frio chega e Guaratuba pode registrar 3ºC nesta semana

Uma massa de ar polar de grande intensidade deve atingir o Sul do país a partir desta terça-feira (27)

Publicado em 25/07/2021 às 23:13
Atualizado em

(Foto: Paulinho Max / Portal da Cidade)

O frio deve chegar com muita força em Guaratuba durante a semana. As temperaturas podem chegar a 3ºC na cidade, muito abaixo do que os guaratubanos estão acostumados.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de quarta-feira (28) as temperaturas devem despencar, com mínima  de 6ºC. Na quinta (29), a menor temperatura deve ser registrada, com 3ºC graus de mínima e 13ºC de máxima.

O fim de semana deve continuar com os termômetros registrando temperaturas baixas. No sábado (30), a mínima deve ser de 4ºC e no domingo (31) 7ºC. O tempo começa a esquentar um pouco a partir do primeiro dia de agosto, com 12ºC de mínima.

Alerta de frio

Uma massa de ar polar de grande intensidade está chegando ao Brasil na última semana de julho, segundo alerta o site de informação meteorológica MetSul Meteorologia. Além de temperaturas mais baixas do que em comparação com as de junho e de meados de julho, o evento tem potencial para ser uma das ondas de frio "mais intensa do século" no país, segundo o instituto.

A estimativa prevê que o ar polar ingresse na região Sul entre terça (27) e quarta-feira (28), e as temperaturas no nível de pressão de 850hPa (valor da pressão atmosférica que equivale a 1.500 metros de altitude) podem ficar entre -5 graus Celsius e -6 graus Celsius. 

Ventos e agitação 

A Marinha alerta para ventos de direção sudoeste a sudeste, de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina, ao norte de Laguna, do Paraná e de São Paulo, ao sul de Santos, entre a tarde desta terça-feira (27) e a manhã de quarta (28).

Ainda estão previstas ondas de direção sudoeste a sudoeste, com até 4 metros de altura, em alto-mar, ao norte de Laguna, no Paraná, em São Paulo e Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre a tarde de terça e a noite de quarta.

Fonte:

Deixe seu comentário