Portal da Cidade Guaratuba

PCPR

Faixa etária para atualização da foto do RG pela internet é ampliada no Paraná

As solicitações agora podem ser feitas para crianças que tenham feito o primeiro documento a partir dos 10 anos de idade

Publicado em 24/02/2021 às 21:54

(Foto: Reprodução Google)

A faixa etária para a solicitação da atualização de fotos em carteiras de identidade pela internet aumentou para 16 anos de idade, antes o limite era até os 10 anos. A solicitação é feita através da 2ª Via Fácil.

A modalidade é a primeira ferramenta do gênero no país e permite ao cidadão fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto da câmera do celular ou do computador, sem precisar ir até um posto de atendimento.

As solicitações agora podem ser feitas para crianças que tenham feito o primeiro documento a partir dos 10 anos de idade.

Nos primeiros dois meses de 2021 a PCPR já emitiu mais de 22 mil carteiras de identidade, sem a necessidade de o cidadão ir ao posto. Os documentos foram solicitados pela 2ª Via Fácil. A modalidade contribuiu para que 22.467 mil pessoas permanecessem em casa.

Em 2021, mais de 18 mil documentos foram somente reimpressões na modalidade, outros 3.602 mil foram emitidas com atualização de fotos.

Desde o lançamento da 2ª Via Fácil, em outubro de 2020, foram emitidas 7.925 identidades com atualização de fotos.

A necessidade de ir até o posto de identificação continua para aqueles que não possuem fotografia e impressões digitais no sistema, ou que desejarem realizar alterações no cadastro.

A solicitação da 2ª Via Fácil pode ser feita pelo portal da PCPR, na aba de serviços, o cidadão encontrará o campo carteira de identidade e em seguida “agendamento”.

O custo do documento é de R$ 36,72. A entrega do documento é realizada mediante autenticação biométrica, do próprio cidadão, no Posto de Identificação, garantindo a segurança do processo.

Fonte:

Deixe seu comentário