Portal da Cidade Guaratuba

CIDADE EM FATOS

Conheça um pouco da Igreja Matriz, patrimônio Histórico de Guaratuba

A igreja possui a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade

Publicado em 07/02/2021 às 08:58
Atualizado em

(Foto: Mario Natalino)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: RPC)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: Reprodução Google)

(Foto: Reprodução Google)

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso é tombada pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1972. Construída pela comunidade, a construção é também uma das mais visitadas em Guaratuba.

A Igreja Matriz começou a ser construída no ano de 1768 e recebeu a bênção no dia 28 de abril de 1771, do Reverendo Bento Gonçalves Cordeiro, ajudado pelos Padres Frei João de Santana Flores e Francisco Borges, e no dia 29 celebraram a primeira missa.

Construída pela comunidade e desenhada por Afonso Botelho, é de arquitetura religiosa colonial e apresenta uma fachada bastante simples de alvenaria, como eram as demais igrejas litorâneas da época.

A igreja possui a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade, esculpida em madeira policromada.

Durante quase toda a história de Guaratuba, a Igreja Matriz e a Praça Central foram o principal ponto da cidade. Festas, comércios e reuniões se ergueram no local.

Arquitetura  

Internamente é ornamentada por um retábulo discreto, provavelmente do século passado.

De linhas coloniais muito simples, foi edificada em alvenaria de pedra argamassada e atualmente divide-se em quatro corpos: nave, capela-mor, sineira, e sacristia.

Enquadrada por cunhais, arrematados por coruchéus, ambos em cantaria, a fachada principal é rasgada por portada e das janelas à altura do coro. Todos a fachada é também em cantaria, vergas e sobrevergas arqueadas. O frontão é movimentado por curvas e contracurvas e vazado por óculos poli lobulado. Em cima, a cruz também lavrada em cantaria. 

A torre sineira, obra do século XIX, se fixa recuada, diante da sacristia, que dá acesso através de porta emoldurada por requadro em cantaria com verga e sobreverga arqueadas.

Toda a cantaria utilizada na edificação foi trazida, já lavrada, da Ilha do Mel, onde na ocasião estava sendo construída a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

A Igreja ainda passou por restaurações durante o tempo, mantendo a construção histórica.

Fonte:

Deixe seu comentário