Portal da Cidade Guaratuba

cidade

Candidatos reclamam de erros no concurso público de Guaratuba

Em nota, a Unioeste afirma que os atrasos e questões anuladas são normais em um concurso com mais de 15 mil inscritos

Publicado em 20/10/2022 às 16:07
Atualizado em

As provas do concurso público da Prefeitura de Guaratuba apresentaram mais erros do que o esperado. Várias provas do primeiro final de semana tiveram mais de cinco questões anuladas

Os erros são visíveis nos gabaritos definitivos divulgados pela Unioeste. Nas provas para enfermeiro, médico da saúde da família e analista de tributos, por exemplo, foram cinco as questões anuladas. Na de veterinário, 9 das 40 questões foram anuladas, além de 2 com mudança de resposta no gabarito.

Para o professor Clóvis Gonçalves, especialista em concursos públicos, as anulações trazem desconforto para os alunos que estudaram. "São centenas de questões anuladas. O aluno que tem conhecimento vai lá e acerta a questão. As questões anuladas elas beneficiam as pessoas que não estudaram. Elas ganham pontuação e ficam próximas das que estudaram. Isso não valoriza quem realimente estudou", comenta.

"Eu trabalho com concurso público há mais de 15 anos na prática. Infelizmente, foi o concurso que eu vi mais erros na minha vida. Daqui para frente vou ensinar para os meus alunos que o concurso de Guaratuba é o que não deve ocorrer", completa.

Outra reclamação por parte dos inscritos foi o não cumprimento do cronograma disposto nos editais para a divulgação do gabarito. O definitivo saiu com dois dias de atraso. Agora, o resultado final das primeiras provas devem sair nesta sexta-feira se o cronograma for seguido.

A publicação das respostas dos recursos do gabarito provisório das provas do segundo final de semana está prevista para o dia 24.

Confira a entrevista completa com o professor Clóvis:

Em nota, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná declara que "a Universidade conta com equipe técnica e intelectual altamente qualificada para elaboração de provas de concursos tendo nohall para oferecer esse serviço para instituições públicas e privadas".

A Unioeste ainda afirma que questões anuladas são normais, ainda mais levando em consideração o número de inscritos e recursos.

Confira a nota na íntegra:

Nota – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

O diretor de Coordenadoria Geral de Concurso e Processos Seletivos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Carlos Alberto Piacenti, explica que em relação ao concurso da prefeitura de Guaratuba, que ofereceu 89 cargos em diversos níveis, com provas de até 40 questões, a Universidade conta com equipe técnica e intelectual altamente qualificada para elaboração de provas de concursos tendo nohall para oferecer esse serviço para instituições públicas e privadas.

Quanto ao questionamento de atraso de um dia e meio na divulgação do gabarito, a Coordenadoria reforça que o cronograma é elaborado com 60 dias de antecedência pode sofrer algum atraso dado o andamento do concurso e que isso não prejudica a data final de divulgação do resultado.

Outra questão pontuada foi quanto a anulação de questões e Piacenti reforça que diante de um concurso com mais de 16 mil inscritos os recursos são naturais, e quando procedentes é dever da banca fazer a correção ou anulação da questão.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte:

Deixe seu comentário