Portal da Cidade Guaratuba

MEIO AMBIENTE

Animal marinho mais velho registrado pelo LEC foi resgatado em Guaratuba em 2021

O animal era uma tartaruga-verde macho adulta

Publicado em 15/03/2024 às 15:21

(Foto: LEC/UFPR)

O animal marinho mais velho já registrado pelo LEC - Laboratório de Ecologia e Conservação, em 8 anos de trabalhos, foi resgatado em Guaratuba, em 2021.

A equipe resgatou com vida o animal marinho mais velho. Tratava-se de uma tartaruga-verde macho adulta, que foi carinhosamente batizada de Carlinhos. Na época, mesmo após receber 40 dias de tratamento no LEC/UFPR, Carlinhos morreu.

Ao ser resgatada, a tartaruga apresentava sinais de desidratação, magreza, um bico bastante desgastado, além de estar coberta por cracas e parasitas. Suas medidas impressionaram a equipe, com um comprimento total (CT) de 132,5 cm, comprimento curvilíneo de carapaça (CCC) de 101,7 cm e um peso de 97 kg, o que a tornou a maior tartaruga-verde registrada pelo nosso grupo.

Após a sua morte, a equipe realizou uma análise em um osso da nadadeira dianteira (úmero) de Carlinhos, descobrindo que o animal tinha incríveis 60 anos de idade. Vale ressaltar que as tartarugas-verdes podem viver até os 80 anos. Em nosso litoral, não é comum a presença de tartarugas-verdes adultas; geralmente, elas frequentam a região na fase juvenil. Por isso, Carlinhos foi um resgate especial para a equipe.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No estado do Paraná, Trecho 6, essa condicionante é realizada pela equipe LEC/UFPR (@lecufpr e www.lecufpr.net).

Fonte:

Deixe seu comentário