Portal da Cidade Guaratuba

Serviço de saúde

SAMU atende mais de 1.500 ocorrências em Guaratuba no ano

Serviço recebeu mais de 11,5 mil ligações nos sete municípios do litoral entre janeiro e abril deste ano.

Publicado em 09/07/2026 às 09:46

Imagem Ilustrativa (Foto: Arquivo)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Litoral) realizou 10.930 atendimentos nos sete municípios da região entre janeiro e abril de 2026. Desse total, Guaratuba respondeu por 1.597 ocorrências originadas de 1.695 ligações, sendo a quarta cidade com maior demanda no período, segundo dados divulgados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA).

A maior parte dos chamados na região envolveu casos clínicos, seguidos por causas externas, acidentes de trânsito, atendimentos psiquiátricos e ocorrências gineco-obstétricas. Durante o primeiro quadrimestre, a Central de Regulação Médica recebeu 11.536 ligações, funcionando de forma ininterrupta para orientar a população e acionar as equipes de suporte básico ou avançado sempre que necessário.

No balanço regional, Paranaguá concentrou o maior número de atendimentos (4.145), seguida por Matinhos (2.327) e Pontal do Paraná (1.818). Completam a lista as cidades de Morretes (469), Antonina (460) e Guaraqueçaba (124). O levantamento do CISLIPA destacou ainda um dado positivo sobre a conscientização da comunidade: apenas um trote foi registrado em todo o litoral nos primeiros quatro meses do ano.

Fonte: CISLIPA

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp